A importância da população na coleta seletiva
27/11/2017 20h57
Gabriel Couto
Kauê Rocha
Daniel Caetano
O meio ambiente é uma preocupação mundial onde a sustentabilidade é um assunto cada vez mais abordado pela sociedade, para garantir a melhoria de alguns aspectos sociais, econômicos e ecológicos.Uma consciência ecológica pode promover desenvolvimento econômico, minimizar os impactos ambientais e garantir recursos naturais para as gerações atuais e futuras.
Portanto, pensar na forma de como o lixo será reciclado, é fundamental para o Planeta Terra. Além de preservar o meio ambiente, também gera riquezas e os materiais mais reciclados são: vidro, alumínio, papel e o plástico.
Com o crescimento da população no país, cada vez mais resíduos são criados, existindo a necessidade de mão de obra para que este material seja destinado para o local correto.
A atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis foi regularizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2002. Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBC), este setor contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais.
Para receber este material coletado pelos profissionais da reciclagem, são inaugurados cada vez mais pontos de coletas seletivas nomeados de Ecoponto, e distribuídos em todo o país
Para Marenilton Messias Silva responsável por um das unidades do Ecoponto, localizada em São Bernardo do Campo – SP: "A necessidade de preservar o meio ambiente é de cada cidadão e é importante sempre fazer a coleta seletiva, começando em casa, é fundamental educar as pessoas para evitar que joguem os entulhos nas beiras das represas e terremos abandonados, isso traz problemas de enchentes, de ratos, de zoonoses em geral e prejudica todo mundo, só atrapalha a própria população".