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A importância de uma empresa em se comunicar com o seu público

Quais as vantagens de fazer uma boa comunicação externa com grandes resultados para as organizações

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Maria Cristina, coordenadora do CTM

Mallory Rodrigues

Amanda Valentini

O sucesso de uma organização, entre outras variáveis, vai depender do conhecimento que os gestores têm para administrar suas habilidades em relação ao grupo, de transformar ativos em atitudes eficazes e de sua competência para se comunicar de forma adequada com todos os seus públicos. Segundo Maria Cristina de Andrade Teixeira, coordenadora do CTM (controle técnico de manutenção) da empresa TAM Linhas Aéreas, “o papel de um gestor é primeiramente identificar as necessidades e expectativas do que está sendo buscado de forma planejada e organizada com a finalidade de obter uma interação mais ampla com os clientes em busca de resultados satisfatórios”.

Atualmente um dos fatores que vai determinar a vitória ou o fracasso de uma organização é a forma como ela se comunica com os seus públicos, se essas mensagens estão causando respostas positivas ou negativas das ações que a empresa realiza no seu dia-a-dia. Dentro das empresas a comunicação toma várias direções dependendo para público a organização pensa em direcionar suas ações.

A responsabilidade do bom relacionamento com o público externo cabe a todos os colaboradores da empresa, sendo necessário que eles tenham competência em se envolver com a comunidade, pois são eles que exigem das empresas uma padronização de normas de comunicação e o papel da organização é possuir uma relação amistosa com o cliente. O novo consumidor não aceita mais explicações em torno dos descasos, desconsiderações oferecidas pelas organizações públicas e privadas, agora ele é um questionador exigente, que não somente compra produtos e serviços, como também é um formador de opinião.

Maria Cristina afirma “quando fazemos uma comunicação com clareza e transparência e passamos credibilidade ao cliente, com isso, obtemos um resultado eficaz no retorno mantendo o processo mais eficiente e as barreiras superadas.” Maria Cristina ainda diz que “o contato externo é valorizado, pois, sem ele, a empresa não sobrevive. A vantagem é manter-se cada vez melhor, diferenciada na qualidade, no atendimento, e na oferta de serviços garantindo espaço no mercado”.

Mas não basta somente a empresa querer uma boa comunicação com seu público externo, a organização deve investir em seu funcionário, com cursos de primeira linha, treinamentos, principalmente em gestores, mantendo todos atualizados com as principais notícias da organização.

Para Maria Cristina, “o investimento feito nos funcionários da TAM é valido, pois mantem cada vez melhor a comunicação externa, tendo diferencial na qualidade, no atendimento e na oferta de serviços garantindo espaço no mercado”.

Os gestores têm o principal dever de manter essa comunicação bem feita não somente externa como também interna, pois é lá que começa o grande trabalho de lidar com outros funcionários e de passar aquilo que foi ensinado para que haja uma boa comunicação, atualizando com as novas diretrizes e interagindo todos com anova gestão da organização.

 

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