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Trade Marketing: uma tendência inovadora

Focada em maximizar as vendas e dar maior visibilidade à marca e aos produtos no ponto de venda, este setor tem ganhado cada vez mais força e reconhecimento nas grandes empresas do Brasil

12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25

Letícia Bogas
Marina Mandolini

O conceito de Trade Marketing surgiu na década de 90, com o objetivo de estreitar a relação das empresas com seus distribuidores e clientes, buscando sempre entender o que o consumidor procura na hora da compra de um produto. Para isso, este setor trabalha junto ao marketing e ao setor comercial, obtendo sucesso nas estratégias de divulgação e vendas.

Segundo o INVENT (Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing), nos últimos anos teve um crescimento significante nessa área: 70,7% dos profissionais afirmam que em suas empresas já contam com um departamento formal de Trade Marketing e 22,3% contam apenas com um funcionário responsável e 7% ainda não possuem esse departamento, isso indica que existe espaço para o crescimento desta atividade no Brasil.

Este setor também estabelece a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégicas de marketing, de modo a conquistar o consumidor no PDV (ponto de venda), com um modelo de parceria entre os fabricantes e seus canais de vendas.

Desenvolve campanhas internas para positivação e incentivo, como por exemplo, ações para os repositores de produtos nas lojas, onde eles ganham pontos, que podem se transformar em prêmios no final da ação, por conquistas de espaços extras para expor o produto, ou até mesmo pela quantidade de caixas abertas na semana em um determinado cliente.

O profissional de Relações Públicas junto com o trade e o setor comercial deve encontrar estratégias e soluções para maximizar as ações oferecidas e assim influenciar a compra de seu produto e podendo ter uma resposta rentável para ambos os lados. E além disso, o profissional de Relações Públicas deve definir quais as mídias que são adequadas para alcançar o seu público-alvo para obter o sucesso que almeja.

Este profissional pode usar o seu conhecimento estratégico para desenvolver campanhas e eventos para clientes ou fornecedores, mas tendo como principal objetivo agregar mais consumidores, mostrando o seu produto de uma forma diferente.

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