Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Reutilizar é preciso

Reutilizar é preciso

Como a inteligência humana pode ser utilizada a favor do meio ambiente.

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Com o reaproveitamento, o pneu pode ser transformado em material asfáltico

Mariana Thomaz

Stephanie Swan Capelache

Para a preservação do meio ambiente é essencial a sensibilidade da conduta humana, uma vez que o ser humano é a principal fonte de degradação do meio ambiente. Dentre as ações responsáveis por sua proteção, estão os conceitos de reaproveitamento e de reciclagem.

O reaproveitamento de materiais e a reciclagem têm conceitos diferentes, porém o mesmo objetivo, a preservação do meio ambiente. Reciclagem vem do conceito que o produto pode ser reutilizado e voltar ao seu estado original, ou seja, voltar a ser o mesmo produto de origem. Já o conceito de reaproveitamento de matérias consiste em transformar o material já utilizado em outro produto, como exemplo temos o pneu.

Segundo o site reciclagem.net um pneu pode demorar estimados 600 anos para se decompor, contudo, todos os anos milhões de pneus são jogados fora, mas desde 2009, com a Resolução Nº 416, de 30 de setembro, a responsabilidade pela coleta do pneu usado é dos fabricantes e dos importadores. Os resíduos não podem ir para o aterro sanitário, nem voltar a ter a mesma função, então, o reaproveitamento é a melhor opção.

Por meio de um processo onde o pó de borracha extraído dos pneus é adicionado ao ligante asfáltico, o pneu pode se transformar em asfalto (conhecido como asfalto-borracha), que aumenta em 40% a durabilidade do pavimento, segundo o site infraestruturaurbana.com.br. Esse processo já é utilizado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, porém apenas recentemente foi introduzido no Brasil. Apesar desse tipo de asfalto custar 30% a mais, é um grande investimento para o planeta, já que na pavimentação de 1km de rodovias com asfalto-borracha, são reutilizados cerca de 600 pneus, segundo dados da Ecovias.

Independente do processo/conceito utilizado o importante é oferecer uma nova utilidade ao produto, prolongar sua vida útil, beneficiar a natureza, e é claro, dar mais vida ao meio ambiente.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: