Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Programa Trainee garante futuro promissor de empresas e de jovens candidatos

Programa Trainee garante futuro promissor de empresas e de jovens candidatos

Atividade tem ganho cada vez mais espaço no mercado brasileiro

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Leon Gama
Michael Souza

Foto: freepik.com

O cargo normalmente é ocupado nas empresas por jovens de 22 a 30 anos, recém-formados ou ainda cursando o ensino superior. O treinamento leva o profissional a compreender e interagir com praticamente todos os setores da organização, sendo contratado como um funcionário efetivo em fase de aprendizado, diferente do estágio, que apenas complementa o ensino da faculdade com atividades práticas, e não tem direitos como carteira assinada e outros benefícios trabalhistas.

O objetivo de um programa de trainee é identificar novos talentos que possam crescer e ser moldados segundo as diretrizes e normas da companhia, recebendo treinamento e participando de cursos voltados à gestão de sua carreira. O integrante aprende conceitos de linguagem profissional e aprofunda seu conhecimento sobre negócios, que envolve clientes e consumidores, tecnologia e estratégia. Segundo Marcos Ferreira Gonçalves, analista de administração de pessoas do Clube Paineiras do Morumby, durante o programa, que dura em média 2 anos, a remuneração gira em torno de R$ 1.8 mil, e ao término, o profissional está preparado para assumir um cargo tanto técnico quanto de liderança dentro da própria empresa, que, consequentemente aumenta sua remuneração.

Para se enquadrar nas exigências do mercado de trainee é necessário que o candidato tenha disponibilidade para mudar de cidade, estado, ou até mesmo de país. Para isso, é indispensável ter fluência em idiomas como espanhol ou francês, uma vez que o inglês hoje em dia já é considerado obrigatório. Além de dominar estas línguas, o jovem também deve ter uma comunicação efetiva, ser bastante flexível, ter boa estabilidade emocional, espírito de liderança, alta capacidade de encontrar soluções e, acima de tudo, maturidade.

São inúmeros os benefícios da posição de trainee em uma empresa, pois ao investir no potencial de um candidato, a empresa está garantindo a sua continuidade por meio da sucessão dos executivos. Já para o profissional, é uma grande experiência que certamente abrirá portas para o seu futuro.

Comunicar erros