Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / O que o mercado de trabalho espera de um relações públicas?

O que o mercado de trabalho espera de um relações públicas?

Profissional com perfil empreendedor tem sido requisitado por empresas que querem crescer e se manter no mercado

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Por Mário Gonçalves
Amanda Rocha.

Com o mercado concorrido, onde produtos e serviços de qualidade são deveres e não mais diferenciais, a comunicação e imagem corporativa têm se tornado a chave do sucesso. Por isso, a partir desta percepção a busca de um profissional de relações públicas com capacidade de fazer não só a gestão da comunicação, mas que tenha uma visão empreendedora para alavancar e manter a boa reputação da empresa com seus públicos tem sido bastante procurado.

Para atender a esta demanda do mercado o profissional de relações públicas que busca ter esse perfil de empreendedor deve ter capacidade, habilidade e competência para criar, organizar e planejar; capacidade de liderança, visão de futuro e coragem para assumir riscos; saber trabalhar em equipe; saber gerenciar e prever possíveis crises que possam vir a atrapalhar o desempenho da empresa.

Outro fator muito importante é a questão das relações internacionais, onde muitas empresas, depois que estabilizadas nacionalmente, buscam ampliar horizontes para fora do país e para isso falar mais de uma língua também é dever de um profissional que representa sua empresa.

É importante ressaltar que o profissional de relações públicas com visão empreendedora, futuramente pode vir a ter seu próprio negócio, pois, espera-se que ele tenha o conhecimento de como funcionam todos os setores da empresa e o que cada um deles precisa para gerar bons resultados. Um bom exemplo de profissional de comunicação que teve um ato empreendedor foi a do jornalista e publicitário Ivy Lee que em 1906, em Nova Iorque criou o primeiro escritório de relações públicas, um importante marco para a história da profissão.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: