O Big Data e os novos panoramas da análise de dados
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Carla Farias
Davi Galli
As grandes organizações modernas possuem processos decisórios baseados em pesquisas de mercado, isso quer dizer que para definir o rumo de suas atividades elas precisam analisar diversos tipos de dados, como a satisfação dos seus clientes, as modificações na economia local, tendências culturais, grandes acontecimentos e até as mudanças no gosto do consumidor.
O Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas que permite lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade jamais vistos anteriormente. Ele captura todo o conteúdo da conexão interceptada para, depois, analisá-lo e extrair os dados desejados. Na prática, esta tecnologia é capaz de analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, este processo pode ser fundamental para a tomada de decisões e também uma vantagem competitiva para aquelas organizações que conseguirem fazer uso estratégico deste instrumento.
O diferencial do Big Data em relação às metodologias de pesquisa já existentes é que este tem a capacidade de lidar também com os chamados dados não-estruturados. São tweets, posts no Facebook, vídeos e comportamentos de clientes que dependem do contexto para ter sentido. Dados que correspondem a 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje.
Uma análise rápida e massiva de determinadas informações pode ter grande impacto sobre as decisões que empresas precisam tomar para nortear suas ações. Na área médica, por exemplo, o Big Data já ajuda médicos e enfermeiros a chegarem a diagnósticos mais precisos e rápidos, além de ser aplicado também em programas de previsão meteorológica, na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de novas fontes de energia e até para rastrear terroristas ou detectar fraudes.
Porém, essa tecnologia tem seu lado negativo: a invasão de privacidade.O Big Data vêm sendo muito utilizado em atividades secretas, com a justificativa do combate ao terrorismo e casos comoo de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana na operadora Verizon, mostraram que em poucos clicks é possível gravar conversas, mensagens e e-mails de alguém. É por esta capacidade enorme de análise de dados que o Big Data ganhará cada vez mais espaço no mercado.