Poluição passa a ser um assunto preocupante
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Glaucia Bataglia
Roberta Carvalho
Foto: http://www.cnt.org.br
A poluição do ar atmosférico nas grandes metrópoles começa se tornar um assunto digno de atenção da população.Isso acontece porque,em meio ao forte aumento da frota de carros no Brasil, a queima de combustível fóssil é liberada à atmosfera, causando danos maiores a saúde das pessoas.
Segundo José Marengo, climatologista do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e membro do IPCC (painel de mudanças climáticas da ONU), houve uma mudança no perfil da poluição no país, “antes , ocorria mais por desmatamento. Agora, pela queima de combustível fóssil, assim como acontece nos países desenvolvidos”.
Estudos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), também revelam a má condição do ar no Brasil,o país ocupa a 44ª posição entre 91 países avaliados.
O risco de morte devido a essa grande emissão da queima de combustível fóssil, é grande. A OMS estima que quase 2 milhões de pessoas morram todos os anos devido a pequeníssimas partículas, quase imperceptíveis, presentes no ar que se alojam no pulmão, podendo causar o desenvolvimento de doenças sérias.
Para esse problema seria necessário a redução da forte circulação veicular nas ruas, mas fazer com que uma pessoa deixe de usar seu próprio automóvel para utilizar um transporte público, não é uma tarefa fácil.A causa disso é a má qualidade do transporte oferecido a população, que prefere continuar liberando gases poluentes quando usa seus veículos, em vez de procurar alternativas para diminuir essa emissão.