Metodista apresenta palestra sobre mensuração de resultados
12/09/2011 14h25 - última modificação 08/08/2014 14h26
Larissa Gongora
Patrícia Frigeri
O palestrante Rafael Lucas, formado pela Cásper Líbero no curso de Relações Públicas, teve seu primeiro estágio na Boeringher, lugar que possibilitou que trabalhasse diretamente com a nova forma de mensuração de resultados que estava chegando ao Brasil, o ROI. Seu atual emprego, na agência Ketchum, permitiu que se especializasse no assunto. Hoje, Rafael atende grandes contas conquistadas com muito esforço e conhecimento gerados por sua experiência.
Engana-se quem ainda pensa que não vale a pena investir em comunicação. A fórmula do ROI, originada em Nova York, surgiu para fazer a mensuração de cada investimento, justificando o retorno dos segmentos, desde comunicação empresarial até no atendimento a celebridades.
Rafael explica a fórmula do ROI de maneira simples: ganho ou perda nos negócios dividido pelo investimento. Mas para um bom resultado é preciso primeiramente entender a necessidade da empresa, o que ela quer mensurar para saber quais são os pontos que precisam ser analisados e de que forma as ações da empresa impactam e proporcionam o retorno. Além disso, o valor de mídia e de publicidade, também precisa ser considerado. Segue exemplo de esquema:
Planejamento > Pesquisa > Execução > Diagnóstico > Avaliação e Mensuração
ROI não é apenas um número, a comunicação justifica cada um dos números, há um estudo, um processo de entendimento e pesquisa por trás daqueles resultados. A fórmula é única, mas possui variações. Todos os anos os representantes da AMEC (Associação Internacional de Mensuração e Avaliação da Comunicação) se reúnem para alinhar as fórmulas, isso acontece porque o Relações Publicas mudou e está a cada ano mais proativo. “O ROI ajuda a área de RP a brigar de igual para igual com as outras áreas em busca de mostrar o serviço, conseguir verba e justificar o porque a empresa está investindo nele” declarou Rafael Lucas.
Na palestra, Rafael esclareceu muito, falando pouco. Não há segredo, e logicamente a metodologia da Ketchum não foi aberta. Mas fica a reflexão para que o profissional exerça a estratégia e utilize a fórmula da maneira mais eficaz, sabendo reconhecer quando o resultado é positivo ou negativo e quando é a hora de mudar ou continuar o percurso.