Mercado de mídias sociais não para de crescer
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Larissa Spicacci
Michael de Souza
Fonte: http://www.sxc.hu/
Não é mais novidade que as mídias sociais seguem em constante crescimento, já que cada dia mais as pessoas tornam-se dependentes delas. O Facebook e o Twitter, por exemplo, não são mais usados somente para interagir com os amigos, pois hoje em dia tornaram-se espaços para discussões, onde é possível interagir até com marcas.
Diante disso, as empresas perceberam que entrar nesse “mundo” pode ser uma estratégia incrível para fortalecerem-se. Porém, não basta apenas criar um perfil em uma rede social, é necessário gerenciar diariamente, criar ações estratégicas e, principalmente, saber lidar com os usuários, já que eles usam as mídias para reclamar, dar sugestões, tirar dúvidas, etc.
Com tudo isso, esse mercado é uma grande oportunidade para os profissionais de relações públicas, que possuem em sua formação diversas habilidades que, certamente, são essenciais para trabalhar com mídias sociais. Pode-se citar, por exemplo, a boa escrita, a capacidade de planejar e utilizar de estratégias para alcançar objetivos, a facilidade em lidar com os diversos tipos de pessoas, fazendo com que elas se fidelizem com a marca e, principalmente, a maleabilidade para lidar com os diversos tipos de situações, já que nas mídias sociais as crises podem acontecer muito rapidamente e é necessário que o profissional saiba lidar com elas para, principalmente, não afetar a imagem da empresa.
Por fim, para trabalhar nessa área não basta apenas gostar de navegar na internet, é preciso além de possuir todas essas características acima, procurar, por exemplo, fazer cursos e se aprofundar nesta área que tem se mostrado muito promissora.
A quantidade de vagas que surgem para trabalhar com mídias sociais é cada vez maior e os estudantes que se mantêm atualizados e acompanham as tendências devem estar atentos às oportunidades já que, sem dúvidas, “gestor de mídias sociais” é a profissão do futuro.