Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Intercâmbio e seus benefícios

Intercâmbio e seus benefícios

A importância para a vida pessoal e profissional

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Colação de grau do curso intensivo de inglês de Maria da Glória

Juliana Ljubisavljevic 
Karine Krebs

O intercâmbio é uma ótima opção para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em outra língua e costumes. É uma forma dinâmica e prática de aperfeiçoar a língua estrangeira, por meio do contato direto com outras culturas, convivendo diariamente com pessoas de várias regiões do mundo.

Além de proporcionar maior competência no âmbito profissional, também dá a oportunidade de criar mais independência, ao colocar àqueles que estão acomodados com as facilidades que possuem em suas terras natais - como tarefas domésticas ou prestação de contas – o desafio de cuidarem de tudo. Outro fator que colabora com o crescimento pessoal é o convívio com diversas pessoas, com diferentes criações e opiniões, que permitem a reflexão dos nossos valores.

Diferente do que muitos acreditam, o intercâmbio não é uma opção apenas para os jovens. Era o que acreditava Maria da Glória Silva, analista para assuntos acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP), antes de ter sua própria experiência em um curso intensivo de férias no Canadá, em julho do ano passado, e morar por um mês em uma casa de família.

Acima dos 40 anos de idade, nunca havia deixado o país, até que resolveu quebrar os paradigmas e crenças que havia acumulado ao longo do tempo. O resultado a surpreendeu, ao perceber que a maturidade a ajudou na procura por soluções e enfrentamento das dificuldades, além do maior aproveitamento e valorização por ter sido ela mesma quem custeou tudo:

“Realizar intercâmbio me proporcionou maior segurança pessoal e profissional, além de proximidade com outra cultura e  aquisição de conhecimento que não têm preço. O intercâmbio me aproximou mais das pessoas, fez com que despertasse em mim valores como solidariedade, cooperação e amizade que aqui no Brasil eu não costumo exercitar. Além disso, características como senso crítico e segurança também foram acionados. Enfim, foi o melhor investimento que fiz em toda a minha vida com um ganho cultural, intelectual, emocional e profissional, impagáveis. Foi uma experiência que guardarei pelo resto da vida e que me fez uma pessoa mais feliz!”, conta Maria da Glória.

As opções de intercâmbio hoje em dia são tantas que abrangem opções para diversas faixas etárias e/ou áreas profissionais, acrescentando muito não só no currículo como na vida. É uma maneira diferente de obter o crescimento pessoal e profissional, com possibilidade de especialização na área de atuação e desenvolvimento de habilidades essenciais para um ambiente de trabalho.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: