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Eventos esportivos são grandes oportunidades de negócios

Empresas nacionais tem tido cada vez mais interesse para mostrarem seus produtos e serviços para o mundo

12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25

Camila Silva
Danilo Santos
Marcelo Alves

 

O Brasil irá sediar dois grandes eventos nos próximos anos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e as empresas devem ficar atentas às oportunidades que podem ser geradas. O mundo estará voltado para o país e elas devem enxergar o momento certo para mostrar seus produtos e serviços, usando a marca “Brasil”.

As instituições estão aproveitando essa identidade brasileira aflorada para mostrar a força da cultura do país para o mundo, conforme mostra a reportagem da revista “Mundo Corporativo” da Delloite. Em eventos anteriores foram utilizados exemplos similares, como nas Olimpíadas de Londres e na Copa do Mundo da África, onde a cultura local foi fortemente explorada e transmitida para todo mundo pela mídia.

Segundo a entrevista concedida para revista pela analista do Sebrae de Minas Gerais e especialista em produção cultural, Regina Faria: “Setores como o design, música, dança, moda e tecnologia da informação (TI) são apontados como os que mais têm potencial para aproveitar as oportunidades que estão para surgir.”

Por outro lado, as empresas devem tomar precauções ao lançar seu produto, para não correrem o risco de não ter sua imagem associada ao país, como ocorreu com a caxirola, criada pelo cantor baiano Carlinhos Brown. O instrumento musical oficial da Copa do Mundo de Futebol de 2014 foi rejeitado pela torcida durante a sua apresentação, e após o ocorrido, foi proibida a utilização do instrumento durante os jogos da Copa das Confederações por motivos de segurança.

Há diversas oportunidades de empreendimento para serem desenvolvidos no ano da Copa para de pequenas a grandes empresas, como produção de eventos, produção cultural, turismo e marketing cultural. Patrocinar algum desses setores é uma boa estratégia de marketing para mostrar ao público a relação forte que a empresa tem com a cultura do seu país.

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