Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Empresas promovem internamente a sustentabilidade ambiental

Empresas promovem internamente a sustentabilidade ambiental

Conscientização de funcionários sobre o meio ambiente é compromisso das organizações

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Funcionários testam seus conhecimentos na Semana Verde.

Caroline Bonato Leite

Patricia So Hung

 

O tema sustentabilidade ambiental tem sido discutido frequentemente nos últimos anos devido principalmente às grandes mudanças climáticas e à escassez de recursos que vem ocorrendo em todo o planeta. Muitas empresas já estão se conscientizando sobre esses aspectos e, consequentemente, sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo ações para engajar os funcionários nesta causa.

As organizações estão cada vez mais incentivando programas internamente para criar uma mudança nos hábitos de seus funcionários. São ações como reciclagem, economia de energia e conscientização para o uso de recursos.

Na Philips, uma empresa holandesa e líder global em cuidados com a saúde, iluminação e produtos de consumo, há uma preocupação quando o assunto é sustentabilidade ambiental. Existem vários projetos voltados para o público interno, um exemplo é a Semana Verde, que é um programa que envolve diversas ações para esse público e também externo. Uma delas consiste na conscientização sobre o tema de uma maneira mais interativa. Os funcionários testam seu conhecimento sobre sustentabilidade em um quiz, e os que mais responderem corretamente, ganham prêmios.

Segundo Lígia Kawata, analista do setor de responsabilidade social: “na Philips, sustentabilidade está no DNA da empresa”. Essa declaração fica evidente quando observamos os outros programas que a empresa possui. Lígia contou que além da Semana Verde, há o ciclo sustentável, voltado para o descarte de materiais e o Dia da Terra, que ocorre na Philips mundialmente incentivando a reflexão sobre sustentabilidade e como os funcionários podem cuidar melhor do meio ambiente, entre outros.

 

As empresas passam a contribuir para a mudança na visão dos funcionários, fazendo-os entender quais são os impactos de suas ações, além de criar uma cultura de preservação do meio ambiente dentro da organização, que com o tempo se estende também para a vida pessoal de cada um.

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: