Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Empresas privadas ampliam sua responsabilidade ambiental

Empresas privadas ampliam sua responsabilidade ambiental

Para reduzir custos de maneira inteligente, organizações optam por reciclagem

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Simbolo da Mercedes Benz iluminado à noite

Foto e texto: Roney Bengivenga Franzini

 

Ficou no passado o fato das empresas não terem que dar satisfação à população sobre suas responsabilidades, como parte de uma sociedade. Hoje em dia, com a facilidade e agilidade da informação, as pessoas buscam credibilidade em uma empresa, e não há forma melhor de fazer isso do que se comprometer com o futuro do ambiente onde elas vivem.

Incorporar o empenho à responsabilidade social é essencial para as empresas que buscam ampliar sua competitividade nos dias atuais. E uma das principais empresas privadas do país que engajou a causa ambiental foi a Mercedes Benz, que em 2006 começou um processo de reciclagem de lâmpadas, direcionando mais de 30 mil anualmente para esse intuito.

A empresa já direcionou para a unidade Apliquim Brasil Recicle, situada em Paulínia, 226 mil lâmpadas usadas, que descartadas incorretamente podem poluir o ambiente com metais pesados como o mercúrio. “Nossa empresa tem um forte compromisso e se dedica a garantir a preservação do meio ambiente, por isso implantamos um processo seguro de reciclagem e reaproveitamento das lâmpadas”, afirma Larissa Di Giorgio, gerente de Qualidade Ambiental da Mercedes-Benz do Brasil.

Esta é uma das ações que foram implantadas em 1999 com o sistema de gestão ambiental, para monitorar os processos, produtos e serviços da empresa. Ele envolve pesquisa e desenvolvimento de tecnologias mais limpas, fabricação de veículos mais eficientes, redução e destinação adequada dos resíduos gerados, programas para reduzir o consumo de água e energia elétrica, entre outros.

Com esta ação, a Mercedes Benz consegue de forma inteligente diminuir gastos dentro da empresa, colaborar para a reciclagem no país, gerando empregos e conscientização dos colaboradores e da comunidade, e utiliza isso como um atributo próprio que simboliza sua atuação em responsabilidade sócio-ambiental.

Comunicar erros