Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Empresas de diversos segmentos ampliam o foco em Comunicação

Empresas de diversos segmentos ampliam o foco em Comunicação

Áreas como hotelaria e turismo investem cada vez mais em profissionais da área

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Fabiana Barbosa de Oliveira
Laís Ribeiro

A atuação do profissional de Comunicação no mercado de trabalho é muito ampla e cada vez mais são descobertos novos ramos para sua atuação, especialmente para o de Relações Públicas.

O RP como responsável pelas áreas de relacionamento, comunicação interna e externa, gestão de mídias digitais, assessoria de imprensa, planejamento estratégico de comunicação e relacionamento com públicos de interesse, se mostra uma opção de profissional multitarefas, algo que as empresas de diversos setores procuram cada vez mais, devido à constante busca por resultados.

Por sua crescente atuação no mercado, a carreira de Relações Públicas se tornou, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a terceira profissão com maior expansão entre 2009 e 2012. Especialistas afirmam que o segredo para o sucesso é a ampliação do leque de conhecimento, sendo este o perfil que as empresas procuram, independente do segmento ao qual fazem parte.

Segundo o professor Ricardo Benevides, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), a cada dia cresce a importância  do domínio de idiomas, assim como conhecer as práticas comunicacionais do modo mais amplo, das tecnologias digitais às formas de comunicação face a face, cultura geral e conhecimentos de política e economia. Tais conhecimentos aliados as diretrizes de uma organização, trazem resultados positivos, aumentando o reconhecimento da comunicação.

Entre as áreas em expansão, está a de Hotelaria e Turismo, que com a proximidade de eventos importantes como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, encontra-se em constante transformação, com investimentos bilionários tanto da iniciativa privada quanto pública. Tais demandas também trazem uma nova necessidade de maior foco na comunicação em áreas como atendimento ao cliente, imprensa e investidores. Principalmente em hotéis, um dos desafios para o profissional de comunicação é criar identidades fortes para seu cliente como um diferencial,  pois as empresas do segmento ainda são parecidas, e a cada dia se torna mais necessário se destacar.

 

Comunicar erros