Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Coleta Seletiva chega a mais moradores de São Bernardo

Coleta Seletiva chega a mais moradores de São Bernardo

Após a fase experimental no bairro Rudge Ramos, Paulicéia e Jordanópolis passarão a receber também o serviço a partir de setembro

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Marina Mandolini
Tiago Bueno

Iniciado em cinco de junho, Dia do Meio Ambiente, o programa atende porta a porta os moradores de São Bernardo do Campo, colhendo todo lixo reciclável das suas casas. Para isso, papel, plástico e metal devem estar separados em sacolas. Já o vidro deve ser colocado em outro recipiente. O lixo orgânico deverá ser depositado em outro saco e recolhido nos dias normais de coleta, sempre no período noturno.

O bairro Rudge Ramos, que tem ao todo 7,4 mil residências, foi o escolhido para o piloto do programa por 90 dias, sendo dividido em três regiões. As coletas aconteceram as segundas, quartas e sextas-feiras,  de acordo com a região, sempre no período diurno, para não haver confusão com a coleta de lixo orgânico.

O projeto tem a proposta de deixar a cidade mais limpa, sustentável e também dar um fim adequado aos materiais recicláveis. Após a coleta, todos eles são enviados para as centrais de triagem da cidade.

Segundo o secretario de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli, “a coleta seletiva porta a porta contribui para termos uma cidade melhor, mais limpa e mais saudável para se viver. Reciclar não é importante apenas para a preservação da natureza, mas também pelos materiais que jogamos no lixo e podemos reaproveitar”.

Para conscientizar a população e ampliar a participação na coleta seletiva, a Prefeitura iniciou em 10 de maio um trabalho de informação sobre o novo sistema. Dezesseis agentes ambientais visitaram todas as casas e distribuíram folhetos explicativos da campanha.

Com o sucesso do piloto, a prefeitura decidiu implantar este sistema em mais dois bairros, Pauliceia e Joanópolis, que começaram a receber a coleta no dia 17 de setembro. Porem a meta é chegar até o final de 2014 com a coleta seletiva porta a porta em 100% do município.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: