Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / As queimadas dominam o Brasil, e a culpa é de quem?

As queimadas dominam o Brasil, e a culpa é de quem?

A maioria dos estados brasileiros sofre com incêndios nas suas florestas

12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25

Camilly Barros
Ana Luiza Franco

Grande parte dos focos de incêndio em áreas florestais é originada não por uma ação natural, do sol ou do calor, mas por ações, às vezes pequenas das pessoas, que se esquecem de que aquela bituca de cigarro acesa jogada em beiras de estrada, pode provocar um grande problema, ou até mesmo aquela área que os produtores insistem em queimar para limpar de uma forma mais rápida.

O resultado de tudo isso é um grande incêndio que não é tão facilmente controlável como muitos insistem em acreditar. Começar um fogo é muito fácil, mas quando ele se alastra e sai do controle, os danos causados podem ser irreversíveis.
No Brasil, as regiões mais atingidas são o Centro-Oeste, Norte, Nordeste e a região Amazônica. O Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima são os estados que lideram o ranking de queimadas por ano, além do Ceará que sofre o processo de desertificação (vegetação seca) tornando o solo mais propenso para ocorrer incêndios.
O Ministério do Meio Ambiente recentemente decretou estado de emergência em 19 estados e no Distrito Federal por haver ameaça de queimadas e incêndios. Apenas os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Norte não entraram na lista.
Para o diretor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Luciano Evaristo, "daremos imediatamente treinamento de uma semana para 1.600 brigadistas selecionados, que ficarão de prontidão para atender ocorrências, dando prioridade aos estados que estão sofrendo mais com queimadas e incêndios".
O teor de carbono emitido durante a queima de uma floresta é muito grande e prejudicial, os níveis de partículas que se "desprendem" no ar podem causar danos ao sistema respiratório humano além de emitir gases que contribuem para o efeito estufa.
São com pequenas atitudes que se pode evitar que tais situações ocorram. Se todos criarem uma consciência ambiental quanto aos incêndios, é possível que, no futuro, eles só aconteçam independente da presença dos seres humanos. Enquanto a natureza faz a parte dela, nós devemos fazer a nossa! Pense nisso!

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
X