Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / A visão da sustentabilidade aliada à decoração

A visão da sustentabilidade aliada à decoração

O Ecodesign vem ganhando importância, sendo cada vez mais utilizado pelos profissionais da área

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Rafaela Rozinelli
Letícia Cavalcanti

O Ecodesign ou Design Ecológico é uma nova tendência presente nas áreas de Arquitetura, Design, Engenharia e Decoração. O principal objetivo é criar produtos que contribuam para a sustentabilidade, substituindo a utilização de matéria-prima, tecnologias, transporte e produção, minimizando o impacto ambiental.

Este termo surgiu no início dos anos 90 quando os olhares foram voltados para práticas menos agressivas ao meio ambiente. As indústrias começaram a elaborar projetos a fim de desenvolver a produção sustentável e,  ainda hoje, o número de empresas que procuram seguir este comportamento vem crescendo, contribuindo com uma imagem positiva da organização.

Segundo Rodrigo Perli Có, graduado em arquitetura pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), "para que o Ecodesign seja efetivo, é importante escolher os materiais que não vão agredir o ecossistema, seja durante sua produção ou no seu destino após desuso". Também é importante salientar que os insumos escolhidos devem atender a qualidade a ser alcançada.

O conceito de sustentabilidade é de extrema importância. Antes acreditávamos que os recursos seriam inesgotáveis e que não deveríamos nos preocupar com os resquícios de tudo que utilizamos, porém cada vez mais podemos perceber as consequências desse "descuido". A conscientização vem aumentando em todas as áreas e, não diferente, os decoradores estão criando projetos que aliam a preocupação com o meio ambiente à modernidade.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: