A participação dos alunos em premiações de Relações Públicas
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Débora Neves
Marcelo Benedetti
No período da graduação é possível conhecer técnicas, teorias, cases de sucessos, mas na hora de colocar na prática, muita coisa muda e aquele planejamento torna-se muito mais complexo. Por isso, a parceria de instituições, associações e organizações possibilita aos alunos uma experiência mais real das atividades.
O PUA, Prêmio Universitário Aberje é um exemplo de premiação que permite esta experiência. Com a proposta de aplicar um planejamento estratégico de comunicação para empresas e situações reais. Nesta proposta, os alunos não têm um orientador que possa dizer se o caminho que estão tomando é o correto ou não, o que faz com que eles sejam mais independentes em suas ações.
Durante a competição, os participantes devem aplicar os seus conhecimentos adquiridos na faculdade, nas atividades de Relações Públicas, que permitem incentivar a sua capacidade intelectual na resolução de cases de grande importância, com,o por exemplo, o Desafio ABERJE de 2012 que consistia em inventar um método de diminuir ou acabar com o Turnover (excesso de rotatividade de funcionários).
“O prêmio me permitiu aplicar os conhecimentos que aprendi em aula através de um case real, além disso pudemos vivenciar qual é o nível de dificuldade de resolver um problema dessa proporção. Ajudou a melhorar a minha oratória, pois a maior dificuldade foi apresentar nossas ideias da mesma forma como elas foram escritas”, contou Thamara Gonçalves de Carvalho, aluna de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
Os prêmios universitários são um benefício para o aluno em dois pontos: No incentivo intelectual na sua capacidade de resolver problemas, e também, para mostrar a sua capacidade para com as empresas, que sempre estão de olho observando os destaques dos mesmos, procurando nesses prêmios os melhores profissionais do mercado que podem melhorar e agregar valor a sua imagem.