A importância do colaborador de gestão ambiental nas organizações
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Ana Paula Dias
Juliana Alves
A contratação de bons funcionários em qualquer setor de uma empresa é um fator determinante para que a organização alcance o sucesso. Para a área de gestão ambiental não é muito diferente, afinal a sustentabilidade é tratada com grande importância para diversas empresas hoje em dia, inclusive para aquelas que há dez anos não possuía essa área. Nas últimas décadas, a demanda por profissionais ligados à área ambiental cresceu consideravelmente devido à criação de leis e normas que regem como as organizações devem agir nesse segmento.
Por esse motivo, a figura do profissional ligado à área ambiental ganha cada vez mais visibilidade, pois é ele quem garante a gestão do sistema ambiental, controla a gestão de emissão de resíduos no ar e no solo, avalia os impactos ambientais, cuida da gestão dos fornecedores e faz com que a empresa se adeque as normas de sustentabilidade.
De acordo com Márcio Quintino, gerente mecânico que atua como consultor na área ambiental há mais de vinte anos, “hoje em dia a sociedade em geral está muito preocupada com a questão ambiental e com isso as empresas começaram a se adequar para agradar seus consumidores, stakeholders e as legislações”.
Outro ponto importante apontado por Quintino é que hoje, ao contrário do que era antigamente, essa área é vista estrategicamente pelas empresas, também engloba a sustentabilidade e a responsabilidade social. Para muitos consumidores é importante saber se a empresa degradou o meio ambiente ou prejudicou a vida de algum animal para produzir o seu produto e essas questões podem ser fatores determinantes na hora da compra.
As principais empresas brasileiras consideradas sustentáveis pela lista do Instituto Corporate Knights são: Grupo Pão de Açúcar, Natura, Vale e o Banco do Brasil. Todas possuem uma área de gestão ambiental e contam com bons profissionais para alcançar suas metas sustentáveis.