Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2012 / Setor de Eventos da Universidade Metodista oferece oportunidade de estágio

Setor de Eventos da Universidade Metodista oferece oportunidade de estágio

Alunos aprendem a organizar eventos dentro da Instituição

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Aline Albuquerque
Larissa Peloche
Tamíris Monteiro

 

Os alunos de comunicação têm a oportunidade de estagiar dentro da própria Instituição. O Setor de Eventos Institucionais da Metodista (SEI) propicia vagas de estágio nas quais o estudante coloca em prática o conteúdo adquirido durante a graduação. Os relações-públicas são valorizados nos processos seletivos, pois suas habilidades se adéquam ao perfil da vaga.

O estudante que estagia no SEI tem a oportunidade de aprender diversos instrumentos da área de eventos, tais como planejar um evento, organizar o receptivo, preparar o roteiro de um cerimonial e redigir o script, elaborar cartas, certificados online e impressos. Por meio de todas essas atividades, o estagiário tem a possibilidade de descobrir a área com que ele mais se identifica.

A professora doutora Isildinha Martins, coordenadora do SEI relata qual deve ser o perfil do estagiário. “Para trabalhar com eventos a primeira coisa que ele precisa é gostar de trabalhar/receber pessoas”. Além disso, o candidato deve ser pró-ativo, ter disposição para trabalhar e ser muito organizado.

Esse perfil pode ser encontrado em estudantes dos cursos de comunicação, mas um dos cursos que mais abrange as funções para organização de eventos é o de Relações Públicas, que possui em sua grade, disciplinas relacionas à área. Para a professora Isildinha, “o profissional de Relações Públicas é o que tem mais visão, ele sabe em que momento a autoridade compõe a mesa, como ele é recepcionado, as formas de tratamento etc”.

A Universidade Metodista promove mais de 300 eventos ao ano, dentre eles as formaturas de graduação, EAD e de Lato Sensu, além dos congressos. A organização desses eventos é feita pelo SEI, o que permite aos estagiários aprenderem a organizá-los desde o seu planejamento até o pós- evento. É durante a organização que o estagiário descobre suas dificuldades, habilidades e aprende a desenvolver estratégias.

As vagas para o processo seletivo são abertas à medida em que finaliza o contrato dos estagiários ou quando eles conseguem uma vaga em empresas e instituições. O  Setor, por meio da coordenadora, sempre apoia o estagiário a buscar experiências no mercado de trabalho. A divulgação da vaga é feita aos representantes de sala por e-mail e também na Central de Estágios.

A estagiária de Relações Públicas do SEI, Giovanna Marques Pereira, conta que sempre teve vontade de trabalhar na área de eventos, pois aprende a ter visão estratégica, lidar com os desafios de cada evento, se organizar e propiciar o bem-estar ao público. Durante o estágio, os estudantes são acompanhados e orientados constantemente pela supervisora.

Aos estudantes que ainda não conhecem o Setor, a entrevistada Giovanna sugere conhecê-lo. “O trabalho que fazemos lá é muito bacana, os eventos são bem organizados, planejados, estruturados, existe todo um preparo antes do evento em busca de atingir o nosso público alvo”.

Comunicar erros