Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2012 / Março / Ouvidorias crescem nas organizações

Ouvidorias crescem nas organizações

Empresas ressaltam a importância da ouvidoria como instrumento estratégico

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Ana Lúcia Tateshita, ouvidora da The Warranty Group Brasil e membro da ABRAREC

Jonathan Benetti , Soraia Gallo e Mayara Bassoli


No cenário atual boa parte das relações, principalmente as de compra e venda de bens e serviços são estruturados por meios de comunicação. A organização que não se preocupa com a voz de seu consumidor perde espaço no mercado, e o elo de comunicação entre empresa e público tem a capacidade de influenciar em todas as atividades da organização. Alguns especialistas enxergam a ouvidoria como meio de alinhar interesses das organizações junto ao seu público, porém a ouvidoria atualmente é enxergada por muitos como extensão dos SACs. A ouvidoria hoje possui forte influência nas organizações, e não pode ser levada a tal equívoco.

Segundo Ana Lúcia Tateshita,ouvidora da The Warranty Group Brasil e membro da ABRAREC – Asssociação Brasileira das Relações Empresa e Cliente e parte da comissão de ouvidorias da CNSEG Não há como sobreviver no mercado se não existir uma visão com foco no cliente ” Os consumidores modernos são mais “antenados”,conhecem e exercem as leis em vigor, fazem parte de comunidades em questão de segundos se comunicam positivo ou negativamente com inúmeras pessoas, que retransmitem para a sua rede,e por ai vai...”

As ouvidorias servem com o instrumento que busca mostrar a importância da voz do cliente dentro das organizações, servindo como mediadora de relações entre clientes e empresas. Portanto as empresas que não se adequam ao consumidor moderno implantando este importante canal de relacionamento, acabam por perderem espaço no mercado.

Ana tateshita ainda ressalta que a essência do trabalho da Ouvidoria é promover um espaço de cidadania dentro das organizações, como instrumento que busca facilitar o diálogo e o entendimento de seus públicos..

Comunicar erros