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Indústria automobilística promove gestão sustentável

A sustentabilidade se tornou uma condição para a competição em nível mundial

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Focus Electric

Gabriela Vieira
Stephanie de Souza
Ana Flávia Pauletti

Para acompanhar o processo evolutivo de cada era, a indústria automotiva percebeu a necessidade de criar um novo posicionamento para atender novas demandas. Cada vez mais preocupadas com a imagem da marca frente a temas ambientais, as montadoras têm trabalhado a sustentabilidade para continuar na disputa com as competidoras. Mas assim como as próprias empresas, os consumidores também se conscientizaram e se tornaram mais exigentes, preferindo produtos que tenham pouco dano social e ambiental. "Apesar do amadurecimento e consciência do consumidor, eles ainda não deixam de comprar um produto porque não é sustentável, acredito que seja um combinado, mas ainda não é um fator de decisão, agora o preço é", contrapõe a gerente de comunicação corporativa da Ford, Adriane Rocha.

Apesar das práticas de sustentabilidade estarem em um estágio inicial na maioria das empresas, as automotivas, por exemplo, tem um desafio maior de escolher e promover ações benéficas para a comunidade onde estão inseridas, porque além de contribuírem para o tráfego intenso de veículos, elas estão entre as empresas mais poluentes do mundo. Por isso, montar estratégias sustentáveis não se limita apenas em uma equipe para desenvolver carros híbridos ou elétricos e reduzir as emissões dos veículos.

Adriane explica que o principio básico do relações-públicas é reportar sempre para seus stakeholders, ou seja, mais do que divulgar é estimular e contribuir para que a comunidade comece a admirar os serviços que a empresa faz. Então, torna-se mais do que necessário saber até que ponto ela pode promover a sua imagem sem comprometer as suas boas intenções. Se a empresa não comunica, ninguém poderá saber o que acontece, então, o desempenho da empresa contribui muito nesses aspectos, sem qualquer tipo de oportunismo.

 

Cada montadora tem a oportunidade de exercer um papel de liderança, promovendo uma gestão sustentável que combine inovação, tecnologia e mobilidade. Para a empresa se destacar entre as outras, precisam investir em ações que reduzam a dependência de recursos naturais não renováveis, para a fabricação de veículos que priorizem a segurança e a mobilidade, que por total acaso, é um dos pilares da marca Ford. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos consumidores e dos cidadãos em geral, nunca teve um motivo tão especial. Novos tempos pedem novas medidas.

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