Concierge: A Nova Profissão em Alta no Mercado
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Anna Carolina
Amanda Marangoni
Geisa Oliveira
Thais Assis
Uma profissão ainda desconhecida pela maioria das pessoas, o Concierge é um profissional atuante no mercado de luxo, principalmente no setor de hotelaria. Tem como principais atribuições garantir a satisfação total, dar um atendimento especial e diferenciado aos clientes e pode ser mais uma das vertentes da profissão de Relações Públicas.
O termo vem evoluindo para o segmento de serviços, mas sempre ligado ao conceito de luxo e atendimento personalizado, o concierge presta serviços que para a maioria das pessoas são simples, tais como: compra de ingressos para teatro ou shows, reservas em restaurantes e também no caso da área de turismo, apresentam as melhores opções de passeios e ocupações. “O foco do concierge é proporcionar uma experiência agradável com o local ou serviço, e criar uma memória positiva”, diz Luciana G. de Lima, da Lugadeli, empresa especializada nessa área.
Algumas empresas tem usado o concierge como uma ferramenta de marketing e fidelização, operadoras de cartões de créditos, seguradoras e até bancos oferecem como beneficio o serviço de concierge para seus clientes premium, com cobertura dentro e fora do Brasil e assistência 24 horas, que vão desde auxílio em assuntos pessoais como: localização e compra de itens difíceis de encontrar, dicas de presentes até os mais comuns como: informações sobre o trânsito, contratação de serviços de chofer, entre outros.
Existem cursos específicos para essa área, que é oferecido pelo Senac SP, e alguns em entidades governamentais, porém nada fixo. Para ser um profissional na área é necessário domínio de idiomas, ser cortês ter bom relacionamento interpessoal, mas principalmente estar atualizado, e ter conhecimento dos canais que viabilizem todas as necessidades do cliente.
Hoje, o profissional de Relações Públicas é um dos que melhor se encaixam nessa função. O concierge do Hotel The Capital, Tiago Borges também aposta nisso e afirma que os profissionais da comunicação em geral podem se sobressair nesse ramo. “Acredito que um relações públicas possui, sim, as características do concierge”. Seus conselhos representarão o que o hotel, ou empresa, entende por locais recomendáveis e parceiros em serviços.
O público brasileiro ainda está se habituando com esse serviço, aos poucos o público começa a tomar conhecimento do conforto e da agilidade que essa profissão proporciona.
Segundo Tiago Borges, a área só tende a crescer com a vinda de turistas para o Brasil, já que, fora do país o trabalho do concierge é conhecido e requisitado.