Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2011 / Outubro / Universidade Metodista realiza seu 8° Encontro de Jornalismo

Universidade Metodista realiza seu 8° Encontro de Jornalismo

Profissionais da grande imprensa debatem rotina profissional com estudantes de comunicação

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Palestrantes do 8° Encontro de Jornalismo

Natália Mattioli,  Anny Carboni, Tatiana Puzzovio, Mayara Bertacini, Vanessa Abate e  Ana Helena Machado

Fotos: Elder Monteiro, André Paixão, Lígia Valezi e Ariane Brione / RROnline

 

Nesta ultima semana aconteceu na Universidade Metodista de São Paulo o 8° Encontro de Jornalismo. Estiveram presentes profissionais consagrados do meio, colocando em pauta todas as curiosidades sobre o tema.


Célia Nogueira Franco, editora-chefe do Jornal “Valor Econômico”, abordou a importância da internet nos dias atuais. Destacou a ferramenta como principal meio de acesso a comunicação. Foram esclarecidas dúvidas e receios sobre jornalismo econômico, no qual a profissional atua há muito anos e foram dadas dicas para os estudantes que pretendem se especializar nesta área.


No segundo dia do evento o colunista da revista Época, Paulo Moreira Leite focou sua discussão em política. Ele acredita que a Imprensa contribui no desinteresse da população ao assunto, pelo fato de alinhar a maioria das publicações a corrupção, e por não trabalhar o incentivo e a proximidade da sociedade ao tema.  Foram esclarecidas dúvidas sobre economia, temas variados e sobre sua trajetória profissional.


No penúltimo dia, a repórter Sabina Simonato que atua na emissora Rede Globo, no jornal SPTV, abordou a importância da regionalização de informações no meio jornalístico, para aproximar o público e criar uma identidade diferenciada aos canais de comunicação. Ela acredita que a imprensa deve buscar familiaridade com a população, para conseguir atingir todos os públicos.  Ela também relatou como ocorre a rotina profissional de um jornalista que atua no meio televisivo e esclareceu dúvidas.


No ultimo dia do evento, o jornalista Paulo Vinícius Coelho (o famoso PVC) que atua na rede ESPN e no jornal o Estado de São Paulo, esteve presente para esclarecer algumas dúvidas sobre jornalismo esportivo.  Ele acredita que o esporte é o assunto que mais é abordado nos quesitos de entretenimento.  Além disso, foi discutida a importância dos “furos de reportagem” e que as informações publicadas de maneira geral, devem ser publicadas de forma verídica, para que ocorra credibilidade aos leitores.

Comunicar erros