Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2011 / Outubro / Empresas adotam novas práticas sustentáveis

Empresas adotam novas práticas sustentáveis

Nova visão de empresários resulta em mudança na rotina organizacional

12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25

Redação do Comunique-se em São Paulo

Christiane Arata, Jesielly Fernandes, Vanessa Amaral e Lívia Canelhas

Foto: Vanessa Amaral 

 

Atualmente, nas reuniões de planejamento estratégico um assunto importante a ser discutido é a sustentabilidade empresarial, determinante no crescimento, rentabilidade e geração de resultados econômicos, e que contribua para o desenvolvimento da sociedade e preservação do meio ambiente.

A Instituição de Ensino Superior Strong Educacional – com parceria da FGV, está desenvolvendo o Projeto Piloto ‘Impacto Ambiental dos Negócios da STRONG’, cujo objetivo é calcular os Créditos de Carbono e avaliar os impactos negativos e positivos da instituição no meio ambiente.

O coordenador de projetos e manutenção, Nilton Figueiredo, declara, “quanto mais a empresa cresce, mais alunos são atendidos e há a necessidade de contratar  mais funcionários. De maneira inevitável, aumenta-se o consumo de energia elétrica, água, papel, entre outros materiais que contribuem para a derrubada de árvores, processos com uso de água e emissão de Gases de Efeito Estufa, que prejudicam o meio ambiente”.

Outro exemplo é o Comitê de Sustentabilidade, criado pelo Comunique-se, empresa especializada em noticia para profissionais de comunicação. “Este Comitê é responsável por buscar novas ideias, desenvolver projetos de implantação (...) buscando apoio e ajuda com todos os outros colaboradores da empresa que não estejam no Comitê, mas tenham interesse no tema também e se disponibilizem ao menos a fazer ações pontuais”, explica Priscilla Diez, analista de processo de gestão.

O primeiro passo para uma empresa implantar um projeto de sustentabilidade é a coleta de ideias dos próprios colaboradores. Quando essa etapa é concluída a próxima meta é a mensuração desses resultados. Priscilla apresenta mensalmente a todos os colaboradores um gráfico de consumo de energia elétrica e metas de redução.

As organizações precisam lembrar-se do conceito de sustentabilidade, a analista acredita que ser sustentável é você ter consciência de que cada gesto conta, e muitos são simples de incorporar como separar o lixo. E que, principalmente, problemas coletivos se resolvem coletivamente, com a soma de esforços individuais.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
X