Setor público exige estudantes focados
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Angelina Barros, Beatriz Boreggio e Mariane Rainha
Foto: divulgação
O principal requisito para os estudantes que querem ingressar no setor público é ser aprovado no concurso e para isso é necessário preparação. Segundo o vice-prefeito do município de Cotia, Moisés Cabrera Corvelo, “manter o foco, mesmo que esta etapa do concurso seja difícil. Saber também que tratar da relação: Estado e contribuinte, exige muita responsabilidade e bom senso”.
O vice-prefeito conta que os setores, público e privado, possuem comunicações voltadas para divergentes fins. “O setor público lida diretamente com a sociedade e tem o dever de prestar contas para ela, papel desempenhado pelo setor de comunicação, por meio da divulgação do trabalho do governo. Já o departamento de comunicação do setor privado trabalha mais focado em estratégias de publicação e campanhas de acordo com o produto que vende”, afirma.
Moisés Corvelo incentiva os estudantes de comunicação que possuem interesse no setor público. “A comunicação no setor público é quesito fundamental. Tanto para a divulgação do trabalho realizado, que é função desempenhada pela Assessoria de Imprensa, quanto na mediação das relações comunicativas entre o governo e a sociedade, que já está mais ligada ao profissional de Relações Públicas”, diz.
Em especial, os estudantes de Relações Públicas têm como principais atividades neste setor: trabalhar a imagem do setor público, tornar melhor a relação entre governo e cidadão, a fim de gerar apoio social, sempre em busca de um bom nível de aprovação.