Profissional recém formado pode encarar desafios decisivos como trainee
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Luiza Avancine, Nathalia Sampaio, Isabela Guimarães e Caio Burato
Foto: Nathalia Sampaio
Empresas de grande porte, como a Nestlé, Unilever e Itaú abriram processos seletivos para vagas de Trainee. Os processos são bastante rígidos e com diversas etapas. Para concorrer à vaga é preciso ser um profissional recém formado ou estar cursando o último ano de graduação.
As empresas investem no Trainee, pois futuramente este pode exercer cargos estratégicos dentro da organização. A gerente de Rh do grupo Sudamérica, Patrícia Sampaio, destaca a importância do comprometimento do trainee com a empresa como chave para alcançar boas colocações. “Normalmente a disputa é grande para ser um trainee, assim o mínimo que se espera dos profissionais é ver a mesma garra que conquistou o emprego, no dia-a-dia em seu trabalho".
O tempo necessário para um trainee tornar-se um funcionário efetivo depende somente do seu desempenho e esforço. A expectativa é que ele conquiste melhores cargos entre um ano e meio e dois anos. No entanto, não existe um critério específico.
Na Área de Comunicação especificamente é esperado que o Trainee desenvolva um excelente relacionamento com todos os setores da empresa, tendo a possibilidade, portanto, de compreender e interagir com a cultura da organização, além de aprender conceitos, linguagem profissional e aprofundar seu conhecimento sobre o negócio, (estratégias, mercados, tecnologia, clientes, fornecedores e consumidores, etc.).
O Trainee também deve entender as necessidades de clientes e fornecedores, gerando assim experiência profissional e retorno à organização para a qual trabalha.