Profissionais de SEO e Relações Públicas otimizam visibilidade de empresas em mecanismos de busca
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Gisele Sousa do Nascimento e Angelina Barros
Profissionais de Relações Públicas, comunicação empresarial e SEO (Search Engine Optimization) contém ferramentas indispensáveis no processo de otimização de sites. A gestão de relacionamento e produção de conteúdo realizado pelo RP compõe uma das fatias mais relevantes das técnicas de SEO.
O mercado de SEO (Search Engine Optimization) existe no Brasil há cerca de 3 anos e tem como principal objetivo ranquear sites para as primeiras posições em mecanismos de busca, e desta forma aumentar a rentabilidade do site por meio das novas visitas. O segmento deve crescer 750% até 2014.
Segundo dados revelados em pesquisa da Chitika - empresa de publicidade e monetização - 34% dos usuários clicam na primeira página ao realizar uma pesquisa, 16% visitam a segunda página e o terceiro e quarto site dividem 11% das visitas orgânicas. Com estes dados é fácil entender o porquê as empresas estão tão preocupadas em estar bem posicionadas em sites de pesquisa, principalmente no Google, que ocupa 95% do mercado brasileiro.
O trabalho de Relações Públicas pode ser muito útil para otimização de sites, especialmente se relacionado a conteúdo, já que as técnicas de SEO consistem em otimização de palavras chaves, títulos e descrições.
Ao produzir press releases, conteúdo de sites, notas, artigos e material de assessoria de imprensa, o RP pode utilizar as ferramentas de SEO e ranquear melhor material produzido. De acordo com o profissional de SEO Mardem Reifison “A comunicação está diretamente ligada ao SEO porque é necessário oferecer conteúdo de qualidade para cativar novos internautas”.
Embora o crescimento de SEO no Brasil seja notável, ainda não há faculdade do ramo no país, os interessados se aprofundam no assunto por meio de cursos livres.
O trabalho de Relações Públicas e SEO formam uma aliança de comunicação que atinge cada vez um número maior de pessoas. Seja nas redes sociais, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, branding ou qualquer outro instrumento de comunicação, ambos profissionais estão cada vez mais valorizados por organizações que entendem a relevância de estarem nas primeiras posições do Google.