Nem só de imagens corporativas vive um profissional de Relações Públicas
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Andressa Meneses, Ariane Sanchez, Gabriela Almeida
Ilustração: Andressa Meneses
Estudantes de nível superior da Universidade Metodista de São Paulo acreditam que as mídias sociais influenciam diretamente na sua vida pessoal e profissional. Enquete realizada em setembro de 2011, da mostrou que 50% se preocupam muito com a visibilidade.
A publicação de fotos, vídeos e/ou fatos que possam denegrir a imagem de jovens, em sua maioria com idade entre 18 e 24 anos, diante da sociedade em que esse está inserido por meio de sites, redes sociais e blogs é conhecida como ressaca moral virtual
Uma pesquisa realizada em agosto de 2011 pelo instituto Britânico Drinkaware com jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, apontou que aproximadamente 50% dos entrevistados desaprovam as fotos em que aparecem em situações constrangedoras, contudo 41% assumiram publicar fotos de amigos embriagados.
O grande problema observado na pesquisa é o fato de 60% dos entrevistados possuírem seus namorados, pais e chefes adicionados como amigos nas redes sociais, o que pode ocasionar problemas de relacionamento, familiares e profissionais.
A análise realizada pelos estudantes do curso de Relações Públicas indica que os futuros profissionais se preocupam com a sua imagem assim como com à da empresa, organização ou instituição onde trabalham e tem como hábitos a não inclusão de estranhos em suas redes e a discrição em ambientes virtuais públicos.
O estudante de Jornalismo Felipe Maia descreve uma viagem feita há seis anos, com amigos que lhe rendeu um vídeo abraçado a uma vaquinha de pelúcia, além da dor de cabeça tradicional.
O fim de semana passa e a famosa ressaca chega para nos brindar durante toda a semana e como se não bastasse à desmoralização pessoal, agora ela vem em um novo formato: o virtual.