Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Qualidade de vida que influencia no ambiente corporativo

Qualidade de vida que influencia no ambiente corporativo

Qual a importância do meio ambiente no trabalho?

20/11/2015 00h57

Marcia Miari, funcionária da Universidade Metodista no Campus. Foto: Arquivo pessoal

Gabriela Bonafim
Izabelle Miari
Sarah Tartarini 

A qualidade de vida no local de trabalho se destina a favorecer e atender as necessidades do trabalhador ao realizar suas ocupações na organização, por meio de práticas para o desenvolvimento pessoal e profissional. A carência de qualidade de vida no espaço profissional é um agente que precede os adoecimentos de caráter físico, mental e emocional nos trabalhadores, além de ser uma das causas que mais colaboram para o crescimento do absenteísmo e dos acidentes de trabalho.

A relevância de local ambiental surge uma vez que o ser humano é um elemento integrante do ambiente, sendo de compromisso da organização empresarial zelar pela saúde e bem estar do colaborador, assim como deve exercer em relação à natureza.

“Muitas vezes as relações de trabalho são desgastantes e as pessoas não trabalham mais de forma satisfatória para si mesma, mas estão sempre visando o lucro no final do mês, trazendo, assim, certo esgotamento para as pessoas que, sem um ambiente equilibrado, não conseguem ter uma boa qualidade de vida”, diz Marcia Miari, responsável pelo setor de contas a pagar, da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo.

O local onde habitamos também está prejudicando a qualidade de vida, o ar está sendo poluído, em razão das indústrias que emitem muitos gases na atmosfera e a ampla quantidade de veículos que circulam diariamente pelas ruas. Nem todos têm acesso à água de boa qualidade, falta saneamento básico, há queimadas e a biodiversidade está diminuindo.

“Trabalhar em uma empresa que preza pelo bem estar do trabalhador, como por exemplo com uma ampla área verde, os funcionários se sentem melhor e conseguem render mais, podendo usufruir de um lugar revigorante e menos estressante”, afirma Marcia Miari.

Para que se tenha uma melhor qualidade de vida, é necessário a conscientização das pessoas sobre a situação em que se encontram e que não pensem apenas de forma individual, mas também de forma coletiva. E não apenas se conscientizar, mas também agir, buscando sempre a melhoria em todos os aspectos.

Comunicar erros