Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Projeto Canudos: relações além do voluntariado

Projeto Canudos: relações além do voluntariado

Iniciativa social é realizada pela Universidade Metodista na Bahia

23/09/2016 14h01

Voluntárias em atendimento odontológico

Heloisa Nogueira
Luiza Buscarino

Foto: Arquivo Projeto Canudos

 

O Projeto Canudos é um programa social que atua em Canudos Velho, na Bahia, envolvendo coordenadores e alunos voluntários que exercem funções nas áreas de nutrição, atendimento médico, fisioterapia, odontologia, medicina veterinária etc. A Universidade Metodista de São Paulo em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, Fundação Santo André, Faculdade Santo Agostinho do Piauí, Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outras, arrecadam suprimentos e organizam a iniciativa.

O projeto de extensão da Universidade Metodista propicia aos alunos conhecimentos práticos e experiências de vida que fortalecem a formação acadêmica e a humanização de futuros profissionais. O objetivo é desenvolver a capacidade da comunidade por meio da saúde, comunicação e educação para que ela seja alto suficiente com a geração de renda dos moradores.

As relações construídas ultrapassam o voluntariado-beneficiado e constituem relacionamentos familiares. A estudante de biomedicina da Universidade Metodista, Talitha Bretherick, 19 anos, descreveu: “fiquei muito tocada com todo o carinho e lembrança que eles (moradores da cidade) tem de nós. Um mês depois que voltei de Canudos, meus “pais” vieram para São Paulo e nos encontramos, eles me trataram como se eu fosse filha de verdade deles”.

O nutricionista Fernando Gasparotto, 24 anos, coordenador geral e auxiliar de área afirma “minhas experiências adquiridas no Projeto Canudos vão muito além do profissional. Somos acolhidos como filhos de verdade pelas famílias locais, esse sentimento é indescritível e com toda certeza é durável”.

Após a vivência, os voluntários realizam uma exposição sobre as condições vividas pela população canudense, trazendo uma maior visibilidade da situação para a sociedade.

As inscrições para a participação no Projeto Canudos se iniciam no começo de 2017 e podem ser realizadas pelo portal Metodista.

 

 

Comunicar erros