O esporte é uma ferramenta de inclusão social e transformação
23/09/2016 21h10 - última modificação 23/09/2016 21h11
Ana Teixeira
Renata Caderno
O envolvimento com o esporte é capaz de trazer responsabilidade, empatia e disciplina para quem o pratica, fazendo parte da formação de cidadãos melhores. Além de mobilizar o mundo com grandes eventos e fazer bem à saúde das pessoas de todas as idades, o esporte é capaz de transformar vidas. Como no caso de Mariane Cristina Oliveira Fernandes, jogadora de handebol do time Metodista São Bernardo.
Há 7 anos ela pratica handebol, pois começou a jogar no ensino fundamental pela escola que frequentava no Rio de Janeiro, cidade em que nasceu e cresceu. Em 2012, ela foi descoberta pelo time da Metodista, em um campeonato regional que aconteceu no estado de Minas Gerais. A partir de então Mariane mudou sua vida.
Após aceitar a proposta do time de São Bernardo do Campo, Mariane precisou mudar de cidade deixando seus familiares e amigos. Ela relata que o início foi muito difícil, tanto em questões financeiras quanto emocionais. Precisava do apoio financeiro dos pais, suportar a saudade e momentos de solidão para continuar jogando.
Hoje ela reconhece todo incentivo que os pais e a escola que estudava ofereciam, pois foi naquele momento que a semente de um sonho foi plantada e nos momentos atuais Mariane é uma promessa para a seleção brasileira de Handebol. Além de conseguir retribuir todo o apoio e melhorar a qualidade de vida de seus familiares, Mariane pode contar com muitas pessoas em São Paulo, como amigos e companheiros de time que a motivaram e auxiliaram a continuar e chegar em sua atual posição.
Nos dias atuais, percebemos o quanto a diminuição no incentivo escolar afeta diretamente o futuro esportivo. Atualmente não temos atletas com base e qualidade para alcançarem grandes clubes e futuramente times da seleção brasileira.
“É cada vez mais difícil as crianças conhecerem os benefícios do esporte e futuramente se filiarem a um clube. A falta de investimento da mídia na divulgação prejudica bastante também”, afirma Mariane.
O esporte precisa de cultivo, incentivo e apoio para que todas as pessoas que desejem se tornar atletas possam ter condições de alcançar seus sonhos. Precisamos cada vez mais do apoio e parcerias por parte das empresas e do governo.