Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Importância das Eletivas na formação dos alunos da Metodista

Importância das Eletivas na formação dos alunos da Metodista

As disciplinas são coordenadas pelo Núcleo de Formação Cidadã (NFC)

27/09/2017 23h42

A eletiva de capoeira trabalha o corpo e expressão

Gabriel Gomes
Nathalia Rodrigues
Foto: divulgação

 Obrigatória para todos os alunos de graduação da Universidade Metodista, as eletivas têm como objetivo desenvolver o olhar crítico dos estudantes, trabalhar o conceito de cidadania e fazê-los compreender os atuais desafios do mundo na busca de soluções socialmente responsáveis.

Segundo o NFC, as eletivas são a oportunidade de os alunos terem aulas diferenciadas e dinâmicas, que proporcionem novas experiências. De acordo com Marcos Lemes, professor desde 2001, “as eletivas apresentam a possibilidade de o aluno ter contato com temas que são abrangentes, contemporâneos, que pensam sua participação na sociedade como ser atuante, dessa forma elas contribuem na sua formação humana”.

Mais que a formação de um profissional competente, essas disciplinas prezam por um profissional que conheça as diversidades nos mais diversos locais de atuação. Para Marcos Lemes, “elas proporcionam ao aluno perceber que cada um faz parte de um todo: a sociedade. E que sua atuação nela é parte da mudança que cada um deseja, no sentido de termos uma sociedade mais justa, equânime e que o respeito seja exercitado de forma ampla”.

É importante lembrar que, assim como as outras matérias, as eletivas podem gerar reprovação do aluno no sistema. “Do ponto de vista formal as eletivas apresentam as mesmas dinâmicas que as disciplinas da grade curricular de qualquer curso: avaliações, trabalhos, presença, etc.”, lembra o professor.

Todo o processo de escolha é feito pelo Portal do Aluno, a partir do link "Eletivas" que contém todas as informações necessárias. O aluno deve indicar três opções de sua preferência das quais uma será atendida, os que não apontam suas escolhas, dentro do prazo, são aleatoriamente incluídos em uma eletiva disponível.

Comunicar erros