Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Hospital Veterinário permite a oportunidade de vivência da profissão

Hospital Veterinário permite a oportunidade de vivência da profissão

Os alunos da Universidade têm contato com a rotina desde o primeiro ano do curso

30/10/2015 00h55

Fiama Paula, aluna da universidade e funcionária do Hospital Veterinário. Foto: Arquivo pessoal

Amanda Macedo
Jaqueline Párus

O Hospital Veterinário da Universidade Metodista de São Paulo, localizado no campus Planalto, tem como objetivo mostrar ao aluno o campo de trabalho veterinário, proporcionando uma experiência real da profissão e, ao mesmo tempo, prepará-los para os futuros desafios.

A estudante Fiama Paula da Silva, 23 anos, está cursando o último ano da Faculdade de Veterinária, e considera o seu aprendizado no hospital uma ferramenta de sucesso para o seu futuro. “Para o aluno, acompanhar a rotina do Hospital desde o primeiro ano de faculdade é fundamental, pois a verdadeira realidade da profissão é apresentada e só permanecem aqueles que realmente tem amor à área escolhida para poder lidar com todos os tipos de situações possíveis diariamente”, ela explica.

Localizado dentro do campus, o Hospital conta com uma estrutura de atendimento diferenciada, com Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica, Ortopedia, Oncologia, Dermatologia, Clínica Médica de Grandes Animais e Clínica Médica de Animais Silvestres. Lá, são atendidas diferentes espécies de animais, desde cachorros e pássaros até cavalos. Fiama conta que o local ainda oferece realização de exames (ultrassom, raio-x, hemogramas, necropsias, exames histopatológicos, entre outros) por um preço considerado abaixo do mercado.

O Hospital-Escola, que serve como campo de pesquisa para a universidade, permite que os alunos acompanhem e realizem diversos procedimentos, sempre acompanhados por um veterinário especialista. “Alguns proprietários ficam receosos quanto a alguns procedimentos serem realizados por alunos nos animais atendidos no Hospital, mas tudo é acompanhado por um médico veterinário formado o que os tranquiliza”, relata a aluna.

O estabelecimento exerce um papel importante no meio em que está inserido, uma vez que a região é beneficiada por meio dos serviços prestados a baixo custo, com relevância na melhoria do padrão sanitário da população atingida.

A triagem para atendimento é realizada de duas formas diferentes: no período da manhã, a consulta é realizada por ordem de chegada, com senhas limitadas, onde o animal é encaminhado para um especialista. A noite, é necessário um agendamento prévio da consulta. O hospital atende cerca de 100 animais por dia.

Serviço:
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, por ordem de chegada; de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, por agendamento; aos sábados, das 8h às 12h, somente por agendamento.

Endereço: Avenida Dom Jaime de Barros Camara, 100, Planalto, São Bernardo do Campo.

Telefone: (11) 4366-5301

Comunicar erros