Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Formados em Odontologia se destacam pelo atendimento na Universidade

Formados em Odontologia se destacam pelo atendimento na Universidade

Curso oferece conceitos práticos desde o primeiro dia de aula

05/11/2015 22h53 - última modificação 05/11/2015 22h54

Núcleo de Odontologia da Policlínica Metodista atende até 80 pacientes por dia. Foto: Beatriz Suguino

Thiago Fernando Costa
Rayane Diniz

Estudar em uma Universidade que é referência em vários de seus cursos é bom! Aprender conceitos na teoria e na prática com qualidade também. E esse diferencial pode ser um divisor de águas quando se trata do mercado de trabalho. Dentre as formações oferecidas, o curso de Odontologia disponibilizado pela Universidade Metodista de São Paulo segue formando profissionais que se preparam desde o primeiro dia de curso para encarar os desafios dessa nobre profissão: a de cuidar e oferecer sorrisos mais bonitos e saudáveis à população.

Amanda Freitas de Oliveira é um grande exemplo de sucesso na carreira sem sair da Universidade. Como? Doutora Amanda é formada em Odontologia pela Universidade Metodista e, atualmente, é responsável técnica pelo núcleo destinado à especialidade dentro da Policlínica da Universidade, um complexo composto por diversas especialidades que atuam no atendimento médico à comunidade.

Grande parte do corpo clínico da Policlínica é composto por alunos da Universidade, que aprendem na prática todos os conceitos absorvidos em sala de aula, sempre com a supervisão de um docente ou de um profissional da área da Saúde.

Para Amanda, o diferencial do curso é o contato com o trabalho logo no primeiro dia de aula: “desde o início da graduação tive contato com os pacientes, o que me permitiu reconhecer as diferenças, temores e expectativas entre eles. Esses aspectos foram essenciais para desenvolver o vínculo entre o profissional e o paciente”, ressalta. Os serviços realizados, como obturações ou próteses, por exemplo, podem ser feitos na própria Policlínica, após o processo de triagem realizado com o paciente por meio de exames para analisar e diagnosticar o problema, e se ele possui alguma restrição.

Os atendimentos diários, que podem chegar a 80 por dia, são realizados pelos alunos do curso de Odontologia, acompanhados de perto pelo professor responsável por determinada disciplina clínica. Além de aprender e se desenvolver plenamente na profissão, os estudantes atendem pessoas carentes, que na maioria dos casos, não teriam condições de pagar o valor de um tratamento em consultórios odontológicos fora da Universidade.

“Os tratamentos são realizados com a mesma tecnologia e recursos presentes nos melhores consultórios, mas com um valor muito mais acessível à população que, muitas vezes, é carente e não disponibiliza de muitos recursos financeiros. Aqui, nós buscamos realizar procedimentos de qualidade para identificar os principais problemas dentários, agir com o tratamento para reabilitar as funções, parte estética dos dentes, e também suas estruturas adjacentes, além de prevenir outras doenças bucais”, comenta.

Além dos tratamentos realizados de acordo com a necessidade de cada paciente, atendimentos de urgência também são oferecidos para a população. Para isso, basta que o paciente seja encaminhado para a Policlínica da Metodista, anexa ao Campus Rudge Ramos, na Rua Planalto, nº 106, em São Bernardo do Campo, São Paulo. 

Comunicar erros