Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Equipes da Comunicação se preparam para o JUCA

Equipes da Comunicação se preparam para o JUCA

Atletas dedicam seus finais de semana para defender sua universidade

02/10/2015 01h30 - última modificação 02/10/2015 01h36

Time de futsal feminino Metodista campeão do JUCA 2015. Foto: Pâmela Yuri Kikuti

Pâmela Yuri Kikuti
Lais Trinca Napolitano

O JUCA (Jogos de Comunicação e Artes), evento considerado uma olimpíada universitária, acontece no feriado de Corpus Christi, e é o campeonato mais importante para os atletas e estudantes de Comunicação e Artes das oito faculdades participantes de São Paulo: Cásper Libero, Mackenzie, PUC–São Paulo, PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, Belas Artes, ECA-USP, e Universidade Metodista.

O grande sonho de todo atleta que entra em algum curso de comunicação na Metodista é vencer os jogos universitários. Mas como deve ser a preparação para quem quer alcançar o lugar mais alto do pódio?

 Aqueles que vivenciam esse tipo de competição, sabem que não basta ter a melhor equipe para vencer. O emocional conta demais na hora dos jogos, a torcida desequilibra, e a pressão é enorme em cima daqueles que estão em quadra representando sua universidade. A melhor equipe do campeonato pode ser eliminada na primeira rodada e um time discreto, porém unido e confiante, pode chegar na final. O segredo está na preparação. De que adianta ter a melhor atleta, se ela não interage com o resto da equipe?

O grande segredo está na união e no trabalho árduo. Uma equipe que quer vencer, seja qual competição for, deve começar a trabalhar cedo. Na Metodista, a preparação começa com os “Treinos de boas vindas”, que acontecem no início do ano junto com o início das aulas para os novos alunos que têm interesse em fazer parte do esporte na área de comunicação e no segundo semestre há o “Treino de Volta as Aulas”. Já para os veteranos, o trabalho não para, são treinos, jogos e amistosos externos contra outros times e faculdades. Eles acontecem sempre nos finais de semana e cada modalidade tem o seu horário reservado pela faculdade.

Mariana Pratali, atleta do time feminino de vôlei de Comunicação da Metodista diz: “a preparação do JUCA começa junto com as aulas. nossos treinos são sempre nos finais de semana e a gente sempre tenta já começar assim que as aulas se iniciam porque o JUCA acontece no primeiro semestre, então como chegam bixos e bixetes novos, a gente tem que treinar junto com eles para poder preparar bem o time para chegar com um nível ótimo pro JUCA. Então é uma correria enorme porque durante o ano a gente acaba ficando sem muito motivos pra treinar, já que o JUCA é o nosso maior objetivo de cada ano. O primeiro semestre é o mais agitado e ansioso para estar bem pro JUCA”.

Apesar do JUCA ser uma grande confraternização, um atleta deve ser atleta, se divertir, mas estrar ciente das responsabilidades que assumiu. A derrota pode até vir, mas o que realmente dói é perder sabendo que poderia ter ido mais longe, porem o esforço aconteceu tardiamente. Uma equipe que joga feliz e treina no máximo do seu potencial não está preocupada com a derrota, pois sabe que se perder, é porque existia uma equipe superior.

Os times de comunicação não dependem de qualquer ajuda financeira da Universidade, todos os tipos de gastos com jogos externos, materiais esportivos e custos com os técnicos é feita através dos eventos que a Atlética de Comunicação promove para ajudar os atletas. 

Comunicar erros