Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / Como aprender a empreender com a SBCSol

Como aprender a empreender com a SBCSol

Incubadora solidária faz parte de parceria com a Universidade Metodista

01/12/2014 10h46

Prof. Douglas Murilo Siqueira, a coordenação geral do SBCSOL

Nathalia Ferrentini
Marina Fernandes
Henrique do Prado

 Diante da diversidade de serviços prestados à comunidade que a Universidade Metodista oferece, um deles é a SBCSol. Ela é uma incubadora de empreendimentos solidários, resultado de uma iniciativa da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (SDET) que, em parceria com a Universidade e o Instituto Metodista Granbery.

A SBCSol obteve o financiamento do FINEP e aporte financeiro da Prefeitura para a criação desse apoio aos grupos mais vulneráveis da comunidade, com o objetivo, por meio da economia solidária, de melhorar a qualidade de vida das pessoas.     

O projeto foi aprovado em dezembro de 2011 e iniciou as atividades efetivas em agosto de 2012. O término previsto era agosto de 2014, e foi prorrogado para dezembro de 2015, momento em que terá vida própria, sem os valores aportados. No total, mais de 36 pessoas trabalharam no projeto, entre professores, técnicos e bolsistas, com bolsas do CNPq. Cada técnico é responsável por um grupo de empreendimentos e conta com uma equipe de trabalho. Os trabalhos de comunicação, administrativo e financeiro são realizados por equipes distintas.

O projeto está sob a coordenação geral do prof. Douglas Murilo Siqueira, coordenador do curso de Administração da Universidade. Segundo o prof. Douglas, o objetivo do projeto é incubar 20 empreendimentos solidários até 2014. Douglas apoia a constituição da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo e procura desenvolver ações solidárias em várias áreas de atuação.

Possui como coordenação técnica a Sra. Vanderlea Sena. Por ser uma incubadora mista, ou seja, envolve a prefeitura e universidade, existe o comitê gestor, formado pelo secretário Jefferson da Conceição, pela diretoria da SDET, Sr. Nilson Tadashi, um representante da Metodista, prof. Dr. Luiz Silvério Silva e um representante do Instituto Metodista Granbery, prof. Sidney Carvalho de Oliveira.

A SBCSol incuba empreendimentos voltados à economia solidária, como associações e cooperativas. Eles têm uma grande abrangência de segmentos incubados, como hortas urbanas, cooperativas de reciclagem, artesanato, origami, companhia de palhaços e de teatro.

Para participar da incubadora como projeto empreendedor, o mais importante é ter uma boa ideia e saber o que quer fazer. Um grupo de técnicos irá analisar a proposta e verificar sua viabilidade e de que forma poderão ajudar. Para inscrever um projeto de empreendimento na SBCSol, basta entrar em contato com um dos técnicos ou pessoas envolvidas, pelo Site SBCsol.org.br, no CTR (Rua Marechal Deodoro) ou na Metodista, campus Planalto, fone 4366 5361 ou no campus Rudge Ramos, edifício Omicron 5º andar (CAGE), fone 4366 5546. 

Comunicar erros