Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / A influência da opinião de um veículo de comunicação na sociedade

A influência da opinião de um veículo de comunicação na sociedade

O poder de persuasão da mídia usufruindo das mentes ociosas

01/12/2014 11h25

Cosme Rímoli

Fernanda Polesi
Larissa Dentello
Maísa Alves

Atualmente os meios para se buscar informações são muitos, um jornalista, por exemplo, tem a função de através das mídias expor as notícias do mundo, de forma que atinja todos os tipos de público. Este profissional deve apurar os fatos, ter boas fontes, questionar e se manter bem informado, para que possa transmitir os acontecimentos com fidelidade à sociedade. Em alguns casos, certas fontes de informação procuram fazer da população “fantoches” para cultivarem e propagarem seu ponto de vista.

De certa forma, o jornalista ajuda a população a enxergar tudo que acontece no mundo, principalmente o que é falho na sociedade. Muitas vezes, o jornalista exprime sua própria opinião na notícia e acaba influenciando no modo de pensar das pessoas. Segundo Cosme Rímoli, colunista do R7 e comentarista esportivo da Record e da Record News, “Escrevo o que apuro. Com o meu ponto de vista. Não só divulgo os fatos, os interpreto para os leitores”.

“Eu espero que a minha matéria o faça compreender um pouco melhor o mundo. No meu caso, o esportivo. O quanto o esporte influencia a sociedade. Como serve de escudo para o governo. Como ainda é o lar de dirigentes corruptos. Como a legislação é frouxa em relação à violência das organizadas. Futebol é muito mais do que bola rolando no gramado”, completa Cosme Rímoli.

Como hoje em dia há um excesso de informação, principalmente na internet, não se deve confiar em tudo que se lê, o correto é procurar um meio de comunicação confiável e de preferência buscar mais de uma opção para manter-se bem informado. Com isso, a população não corre o risco de ter uma mente manipulada pela mídia, e sim formar sua própria opinião através das diversas informações que lhe são dadas.

 

Comunicar erros