Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Nosso Campus / A importância da AGiCOM na formação do estagiário

A importância da AGiCOM na formação do estagiário

Agência Integrada proporciona experiência profissional aos seus alunos de comunicação

08/10/2015 23h36

Yolanda Matos e Victor Accioli, estudantes de Relações Públicas da UMESP. Foto: Samara C. Muniz

Isabelle Lima
Samara Caroline Muniz

O estágio é uma etapa fundamental para a vida do universitário, esse processo permite ao aluno a integração entre o aprendizado teórico e prático. A vivência nos cenários da carreira escolhida proporciona uma aquisição de experiências e novos conhecimentos, que são essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal facilitando assim a entrada do estagiário no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), criou em 2009 a Agência Integrada de Comunicação Metodista (AGiCOM). Ela proporciona aos estudantes de diversos cursos de comunicação oferecidos na Universidade, o contato com a prática realizada no mundo corporativo.

Yolanda de Freitas Matos, estudante do 4º semestre do curso de Relações Públicas e estagiária da AGiCOM há 2 meses, conta sobre o impacto do estágio em sua vida profissional: “Para mim o estágio tem total importância na expansão de experiência do estudante,  para que ele possa entrar no mercado de trabalho bem preparado. Esse primeiro contato com o mundo corporativo permite a expansão da sua rede de networking, a aprender a lidar com vários tipos de pessoas e ganhar mais independência, tanto financeira quanto pessoal. Neste pouco tempo que estou na AGiCOM, além de ganhar conhecimento com os jobs realizados e me desenvolver em aspectos como produção de textos e melhora dos hábitos ruins de linguagem, tive a oportunidade de crescer e aprender muito observando os outros colaboradores da empresa”.

A teoria acadêmica muitas vezes não proporciona o contato real com a profissão, que quando conciliada à prática permite ser feito um intercâmbio de ideias, conceitos e estratégias, agregando valor no processo de aprendizagem. "Muitas experiências vividas no estágio do SEI e da AGICOM fizeram e fazem a diferença no dia a dia do meu trabalho atual. As experiências vividas lá foram um diferencial para a conquista desta nova oportunidade. Concorri  para uma vaga com 10 pessoas, entre estudantes e graduados da área de jornalismo, para trabalhar com Treinamento e Assessoria de Imprensa. Acabei passando no processo seletivo devido minha experiência com eventos, pois o trabalho com Media Training exige uma demanda de logística, que eu adquiri quando atuei na área de Eventos Institucionais da Agência Integrada de Comunicação Metodista.”, conta Victor Accioli, aluno do 6º semestre de RP na UMESP e que estagiou durante dois na AGiCOM.

Os benefícios e vantagens de realizar um estágio durante a graduação são inúmeros. É por meio do estágio que uma grande parcela dos universitários consegue seu primeiro emprego efetivo na área de sua futura profissão e aumenta sua rede de contatos profissionais. O estágio constitui-se em um instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.

Comunicar erros