Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / Trainee: como chegar lá

Trainee: como chegar lá

Profissionais que passaram por esse processo explicam quais foram suas experiências

08/10/2014 23h26

Bruno Lamego, Business Development Manager na empresa Reliance

Nicole Lordello
Rafael Gomes

Hoje em dia, muitas organizações vêm investindo e dando oportunidades e graduandos para treinar em diversas áreas para futuramente assumir um cargo de relevância. Estudantes de diversos cursos disputam essa chance de alavancar sua carreira no mercado de trabalho. Os cargos são atraentes, o que torna a concorrência ainda mais difícil.

Mas na visão dos próprios estudantes que passaram pelo programa de trainee, por que é necessário ou não tornar-se um?

Para Bruno Lamego, ex-trainee da Desmar Logística Internacional e que hoje ocupa o cargo de Business Development Manager na empresa Reliance, a seleção para um trainee é mais exigente do que de um estagiário: “O train        ee torna-se um funcionário participante de um programa avançado de treinamento e desenvolvimento, preparando-o para assumir uma posição gestora, ou seja, uma posição de liderança, já o estagiário é uma condição de trabalho.”


Tomaz Calcerano começou o programa de trainee pelo grupo Libra e hoje atua como Engenheiro de Operações na mesma empresa. Explica que participar de vários processos seletivos é um modo de treinar seu comportamento durante o trabalho em grupo. “Muitas pessoas desistem logo nas primeiras tentativas por considerar muito difícil a aprovação, já que a concorrência desses programas é bem acima do vestibular mais concorrido do país, eu mesmo, somando processos seletivos de estágio e trainee, participei de mais de 10 seleções.”

Para eles as principais dicas para um trainee é ser claro e objetivo, procurar ao máximo sua qualificação, especialmente sua discrição, postura e comportamentos para seu próprio desenvolvimento. Procurar se inscrever mais em empresas relacionadas à sua formação e, sobretudo adquirir o máximo de conhecimento, estas te darão subsídio para explanar bem todas suas posições e opiniões. 

Comunicar erros