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Relacionamento entre a marca e o consumidor

Atender bem e estar presente no cotidiano fideliza clientes

04/11/2016 21h49

Daniela Souza, Supervisora de Marketing da Ambev

Carolina Deco
Mayara Amorim
Foto: arquivo pessoal

O principal obstáculo de uma empresa é tornar a sua marca constante no mercado e manter um relacionamento com seus consumidores. Atualmente, as empresas não podem apenas vender seus produtos pensando somente no lucro, os meios vêm se desenvolvendo e o público tornando-se cada vez mais exigente em relação a qualidade, garantia e bons preços além de um amplo catálogo de escolhas presente no mercado, logo as empresas devem priorizar ações para um bom relacionamento entre a marca e o consumidor, a fim de fidelizar uma carteira de clientes e não ser perder na concorrência. Este relacionamento tem início desde o processo de escolha da marca. Antes a empresa deve se torna preferência em meio à concorrência. Diferencial da marca, estilo de vida, reconhecimento, posicionamento, são pontos que levam uma pessoa a escolher determinado produto dentro de um mercado competitivo. Para tal, primeiramente é necessário conhecer melhor o público-alvo e seus pensamentos, para criar uma conexão. Daniela Souza, Supervisora de Marketing da Ambev diz que a empresa deve “estudar e analisar bastante o perfil e o comportamento do consumidor. E por meio dessas informações conseguimos criar uma comunicação direta, uma ação eficaz e um relacionamento”. A empresa também tem que ter um posicionamento e deve atender e estar presente no que o cliente solicitar e da melhor maneira. De nada adianta na hora da venda a empresa se portar de uma maneira agradável se depois o cliente precisar de auxilio em algo que ele não está satisfeito e ser mal atendido, isso vai apenas romper o elo já criado. A empresa deve estar junto do cliente do início ao fim para manter um bom relacionamento. “Quanto mais a gente satisfaz o cliente, maior é nosso retorno”, diz Daniela. Algumas maneiras de se aproximar do consumidor são a propaganda e as ações de marketing. Para atingir o cliente desta forma a empresa deve saber quem são seus públicos, onde eles frequentam e o que esperam da marca, se aproximando de forma pontual ou continua. “Os públicos da Ambev, são diferentes, mas estamos presente nos lugares que cada tipo de público frequenta. Ultimamente nossas marcas estão bem presentes em festivais de músicas”, conta Daniela, que ainda afirma que “hoje a internet é o meio de comunicação extremamente importante, estar presente nesse meio aproxima o consumidor e o atingimento é muito grande. A comunicação se espalha com agilidade, então ganhamos mais um meio para nos comunicar e firmar um relacionamento”. Daniela ressalta que “uma boa relação com o consumidor é essencial para o negócio. É que o faz a empresa sempre buscar a melhoria, mudanças e satisfação”. Portanto, a gestão de relacionamento se torna essencial, agregando valor à marca, ampliando a quantidade de clientes que indicam e apreciam cada vez mais as marcas as quais são fidelizados.

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