Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / Outubro Rosa reúne grandes ações na luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa reúne grandes ações na luta contra o câncer de mama

Segurança e saúde em primeiro lugar nas organizações que assinam em baixo dessa causa

22/10/2015 23h25

Colaboradores do departamento financeiro da Elevadores Atlas Schindler em sintonia com o Outubro Rosa. Foto: Arquivo Pessoal

Daniele França
Gabrielly Fonseca

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo INCA - Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil 2014/2015 – nosso país terá 576 mil novos casos de câncer por ano, desses, 57.120 mil serão tumores de mama.

Como forma de ajudar na prevenção dessa doença, foi criado um movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, que teve origem nos Estados Unidos com ações isoladas referente ao câncer e a mamografia durante o mês de outubro. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer.

No mundo corporativo essa campanha se expandiu e fez com que grandes empresas criassem ações de comunicação para despertar a partir do público interno o sentimento de luta e prevenção da doença. A Elevadores Atlas Schindler S/A inovou propondo aos colaboradores o uso de fitas rosas durante o mês de outubro para mostrar a união com a causa, além de disparar mais informações via e-mail, folhetos, intranet, dentre outros veículos de divulgação.

Segundo Fernanda Souza, analista de Comunicação Interna da companhia, “a ação foi de extrema importância, não somente para o público interno, mas também para os seus familiares, amigos, etc. Muitas áreas de diferentes localidades (São Paulo, Recife, Porto Alegre, João Pessoa, Natal, Santos, entre outras), de maneira espontânea, organizaram um Dia do Rosa e utilizaram a fitinha distribuída na campanha. O foco é incentivar a prevenção, sabemos que muito se tem avançado no tratamento, mas a detecção precoce ainda é o melhor caminho para reduzir a mortalidade”.

A ligação entre a abordagem do Outubro Rosa com as diretrizes organizacionais da empresa seria o fato de que “as ações vêm ao encontro dos objetivos de promoção da Saúde e Qualidade de Vida e estão alinhadas aos indicadores de Saúde estabelecidos pela companhia.”, explica Fernanda.

O tumor nas mamas se dá por conta do crescimento desordenado das células e pode ser maligno ou benigno. É uma doença que pode facilmente se disseminar. Por isso é muito importante o diagnóstico rápido e precoce, pois a chance de comprometimento dos outros órgãos será menor e a possibilidade de cura maior. Para detectar o câncer é muito importante realizar o autoexame das mamas e a mamografia, além de estar em dia com as consultas médicas especializadas. 

Comunicar erros