Os meios utilizados para valorizar sua empresa
28/10/2016 20h25
Nicole Contier
Pietra Delcole
Foto: arquivo pessoal
No mundo atual, é comum que todos usem a comunicação para transmitir informações, ideias, mensagens e afins. Os meios de comunicação mais do que nunca tem se tornado de extrema importância, e isso não só na vida pessoal como no mundo corporativo.
A comunicação organizacional deve ser usada de maneira estratégica para construir e manter uma imagem positiva perante os públicos. Para isto, as empresas investem constantemente na comunicação externa por meio de ações e campanhas institucionais que gerem uma percepção de valor da marca e para que assim, a empresa seja percebida da maneira que gostaria.
Outra ferramenta importante para se criar uma boa reputação é através da comunicação interna, já que os funcionários são seus principais porta-vozes, sendo essencial que estejam atualizados sobre os acontecimentos e novidades da empresa. Desta forma são utilizados os mais variados recursos, como o jornal mural, portal corporativo, newsletter, entre outros, que são meios de fácil visibilidade e entendimento.
Os canais de comunicação devem ser pensados a partir da comunicação organizacional. Para a Produtora da Tv Assobrav, Elaine Contier, "A Assobrav Tv nasceu em março de 2012 como ferramenta de treinamento para a Rede de Concessionários. Quando nos questionaram sobre a possibilidade de fazer acontecer a TV Volkswagen, imediatamente dissemos sim. Isto porque já havíamos implantado nos programas da Assobrav TV a transmissão web".
Quando questionada sobre a importância da comunicação interna dentro das empresas, Elaine diz: "atualmente, onde a dinâmica de mudanças é muito grande, seja por orientação estratégica, por necessidade de adaptação às exigências do mercado ou adequação a legislação vigente, a comunicação interna se torna fundamental para as empresas obterem agilidade com baixo custo e alto retorno na formação do quadro funcional para melhor desempenho de suas atividades."