Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / O relações públicas dentro da assessoria de imprensa

O relações públicas dentro da assessoria de imprensa

A área tem grande importância no fortalecimento da imagem do cliente

08/12/2016 19h34

Vanessa Almeida, assessora de imprensa do Grupo Casa

Elisabeth Yamada
Emanuella Matos

Como um dos instrumentos de comunicação, a assessoria de imprensa tem papel fundamental na gestão do relacionamento da organização com a mídia. Ou seja, ela é a ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Com o objetivo de conquistar o fortalecimento da imagem, a área envolve profissionais de comunicação de todas as áreas.

Conforme Vanessa Almeida, atendente de contas do Grupo Casa e formada em relações públicas explica, é uma área que permite tanto jornalistas como relações públicas atuarem e exercerem as tarefas que acabam sendo comum aos dois.

Entretanto, ela afirma: “A área corporativa, o planejamento estratégico e a visão macro dos públicos tem maior destaque na graduação de Relações Públicas. Por esse motivo, é comum que as habilidades do RP que segue na área de assessoria de imprensa sejam mais voltadas a essas áreas”.

 Já o jornalista por ter uma graduação mais voltada à produção de conteúdo jornalístico, acaba indo mais para o lado da investigação dos fatos para ressaltar o que é de interesse público.

 Dentre as atividades realizadas pelos dois profissionais, incluem ler todas as notícias do momento e clippings dos clientes, preparar pautas e press releases, falar com jornalistas (follow-up), fazer relatórios, marcar entrevistas, organizar coletivas de evento, criar relacionamento com jornalistas, elaborar mailing; prever possíveis crises, criar e seguir um planejamento estratégico

 O assessor de imprensa possui grande importância nas matérias que são publicados pela mídia, mas entre seus maiores desafios está o reconhecimento da profissão e classificação da população como um setor liderado pelos jornalistas.

De acordo com a assessora Vanessa, “geralmente as pessoas não entendem a importância do trabalho ou até mesmo nem conhece sobre a área”. Apesar disso, nos últimos anos, com o aumento dos blogs e influenciadores digitais, a assessoria de imprensa se expandiu para além da mídia tradicional. Segundo a atendente de contas, “nós assessores tivemos que nos adaptar para conversar com esse público, além buscar potenciais blogs”.

Para quem deseja trabalhar, Vanessa dá dicas do perfil que o assessor deve ter. “Saber se relacionar, ter um ótimo nível de português, simpatia, visão para planejamento, ser estrategista, estar antenado nos assuntos do momento, ser criativo, ter ótima escrita, ser desinibido, saber lidar com momentos de pressão, ser organizado e ter paciência” são pontos fundamentais para seguir a carreira e ter um bom desempenho nas atividades.

 

Comunicar erros