Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Mundo Corporativo / O intangível que se torna tangível

O intangível que se torna tangível

O crescimento da área de mensuração no mercado de Relações Públicas

08/10/2014 23h15

Rafael Lucas, supervisor do departamento de ROI da Ketchum Estratégia

Jefferson Porto
Gabriela Bocalini
Foto: arquivo pessoal

O crescimento da área da Comunicação Corporativa nas organizações gerou a necessidade do estabelecimento de métricas e metodologias para mensurar os resultados das ações comunicacionais. Definir, planejar e executar já não é mais suficiente, cada vez mais e em um curto espaço de tempo as empresas exigem os resultados mensuráveis dos investimentos.

Muitos estudos tanto no mundo acadêmico quanto no mercadológico têm sido feitos no sentido de buscar métodos, técnicas e instrumentos que permitam dar tangibilidade às ações de comunicação, ou seja, comprovar e justificar com números e gráficos o custo-benefício, fator determinante para quem investe ou contrata.

Nesse cenário, cresce a demanda por profissionais de comunicação, sobretudo de Relações Públicas que dominem conceitos como: avaliar, mensurar, medir e contabilizar. A mensuração de resultados é um dos pilares da prática da profissão, pois ajuda a consolidar e comprovar a eficácia das ações de comunicação.

A mudança de mentalidade tanto das organizações quantos dos profissionais em relação ao assunto indica muitas oportunidades para quem souber aproveitar. Um bom exemplo é Rafael Lucas, que há sete anos trabalha com a área de mensuração e hoje é supervisor do departamento de ROI da Ketchum Estratégia.

Segundo ele a tendência para este mercado é de crescimento “Nesse ano já expandimos para mídias sociais, faltava braços, agora a equipe praticamente dobrou. O próximo passo vai para comunicação interna, eventos... estamos trabalhando para que o ROI não fique restrito à área de imprensa, o ideal é ter para todas as áreas. Afinal, mensuração é o que fecha o ciclo da comunicação”.

Comunicar erros