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O desenvolvimento da gestão pública começa com você!

Expor suas exigências e acompanhar os serviços públicos é mais importante do que se pensa

30/10/2015 00h31

Sheila Caroline, funcionária pública federal. Foto: Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

O veloz avanço tecnológico do seculo XXI vem acelerando cada vez mais a distribuição rápida de informação de forma ordenada, organizada e integrada. A gestão publica também vem se adaptando a esta evolução e buscando transparência através dela.

A sociedade hoje exige mais efetividade durante a prestação dos serviços públicos, principalmente onde todos estão mais conectados a informações que são de fácil acesso. Desde cuidado com a coleta de lixo até a administração do dinheiro público, os cidadãos ultimamente estão mais alertas a certas situações e de maneira geral, sabem como reagir dentro deste novo contexto.

Com todos esses avanços, a Gestão Pública teve que se atualizar para não apenas adaptar-se ao século XXI e sim para sempre dar o melhor para sua população, sendo assim crucial o investimento para haver excelência em seus setores e este é um dos seus maiores desafios atualmente. Existem registros de iniciativas que visam praticidade no dia-a-dia do cidadão (sites públicos, Poupatempo, entre outros) com potencial para fomentar o interesse do cidadão na gestão publica, assim como ações em bairros ou grandes projetos nacionais também o fazem.                                                                  

Segundo Sheila Caroline, funcionária pública federal que atuou na área administrativa por quase dez anos numa universidade federal, é necessário erguer o padrão de serviços prestados ao seu público, desta maneira desenvolvendo a capacitação deste serviço e a sua qualidade. Ela afirma também a enorme importância do envolvimento do público em todos os setores, " é necessário esse estimulo à população ao envolvimento público para a melhoria do atendimento oferecido por organizações ou sedes públicas. É necessário ser mais exigente em relação aos serviços que são prestados e que temos direito".

É importante para todos ter conhecimento sobre a gestão pública, serem participativos, informados pois somente desta maneira terão condições de fazer cobranças a essas organizações, instigando a prática de uma administração transparente, participativa e ordenada por resultados da sociedade. 

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