Monitoramento e ROI, ferramentas para o Marketing Digital
08/10/2015 20h28
Beatriz Suemi Suguino
Ricardo Chiorino Junior
A internet possibilitou aos consumidores um ambiente mais dinâmico e interativo para que as pessoas mantenham uma comunicação horizontal com as grandes empresas. As redes sociais são vistas como uma oportunidade para divulgar as marcas e produtos, e é por meio delas que grande parte dos consumidores estão se comunicando, seja para elogiar ou para reclamar de um serviço ou produto.
Monitorar o que as pessoas falam nas redes sociais se tornou muito importante para trabalhar a imagem de uma marca, já que grande parte das reclamações são postadas em redes como o Facebook e o Twitter. Segundo o analista de Redes Sociais, Mário Gouvêa, “o monitoramento nas mídias sociais é fundamental para entender como a atuação da empresa está sendo conduzida e recebida pelo público, é o feedback de todo o trabalho executado. Com ele é possível saber o que está sendo falado sobre sua marca, produtos e serviços”.
O monitoramento normalmente é focado em quatro pontos principais: a marca, a concorrência, o segmento de mercado e o público-alvo. Quando o monitoramento é voltado para a marca, o serviço consiste em coletar e analisar menções sobre a marca, serviços, produtos ou informações que tenham ligação direta com o cliente. No caso do monitoramento de concorrência é possível observar o que os concorrentes fazem e como atuam nas redes, possibilitando o aprimoramento das estratégias de uma empresa.
O monitoramento de um segmento de mercado serve para verificar o que é falado sobre o ramo, parceiros e o mercado em geral, o que possibilita otimizar alguns processos, caso necessário. E o monitoramento do público-alvo tem como objetivo conhecer as necessidades e interesses do público em questão.
O acompanhamento diário de uma marca consegue prever uma crise e remediá-la antes mesmo dela estourar. Além disso, é através dele que é possível captar oportunidades de negócios, analisar o sentimento dos consumidores em relação a uma marca ou serviço, mensurar o retorno obtido sob investimento (ROI), entre outras coisas.
A mensuração do ROI consiste em um serviço que depende do monitoramento mais focado de acordo com a proposta a ser analisada. Ele representa a relação entre o lucro e os valores investidos (ROI = Lucro/Investimentos). “O ROI é a forma mais completa para a empresa medir os seus resultados dentro das mídias. É fundamental analisar se as campanhas estão gerando um retorno para a empresa”, afirma Mário Gouvêa.
Atualmente, o ROI é considerado uma importante ferramenta para o Marketing Digital já que a sua métrica mostra o resultado das ações, respondendo assim questões importantes para os futuros investimentos da empresa.
“As empresas estão dando mais importância ao ROI já que a comunicação está cada vez mais presente no mundo digital”, completa Mário Gouvêa.