Mercado para agências, uma excelente oportunidade em meio à crise
19/11/2015 20h42
Ana Luísa e Martha Bühler conquistaram prêmio de Melhor Agência de Comunicação Foto: Arquivo Pessoal
Rayane Diniz
Marina Mello
Apesar do momento economicamente difícil em que o país se encontra, a comunicação tem se destacado na movimentação da economia, e está melhor preparada para mostrar aos clientes que o investimento deve ser reforçado nesses períodos de crise e o quanto é indispensável para a construção e ou manutenção de uma imagem positiva da organização perante a sociedade.
Nesse cenário, as agências de comunicação representam um importante segmento que está em plena expansão no Brasil, devido à diversidade de serviços que oferecem aos seus clientes, tanto relacionados aos meios de comunicação tradicionais como aos meios digitais. Oferecendo assim, o suporte necessário na definição de estratégias para as organizações desempenharem uma comunicação eficaz com os seus diferentes tipos de públicos.
Ana Luísa Assis, sócia diretora da Agência de Comunicação Viraliza, localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, afirma que serviços como elaboração de conteúdo institucional para sites e portfólios comerciais, gestão de redes sociais, assessoria de imprensa e assessoria de comunicação completa são oferecidos aos seus clientes, e na maioria das vezes, são eles mesmos que acabam procurando por esses serviços.
Apesar de a agência não contar com uma política comercial forte e diante desse cenário complicado pelo qual estamos passando, as sócias comentam que, na contramão da crise, elas encontraram um caminho que as fez crescer nesse ano. Inclusive, no ano de 2014, com apenas um ano de experiência, a agência se destacou recebendo o prêmio de Melhor Agência de Comunicação de 2014 pela TV BAND local, no Programa “Taí para Todos”.
Além das dificuldades já encontradas no cenário econômico do nosso país, no caso dessa agência, as sócias Ana Luísa Assis e Martha Bühler também contam com um desafio, o de tornar a profissão de relações públicas conhecida na região e demonstrar a sua importância:
“É difícil incorporar uma nova cultura em um mercado que ainda não conhece e não se atentou para a importância do profissional de RP. Mas também significa que é uma grande oportunidade, já que não temos muitos concorrentes. Nossa estratégia é incorporar aos poucos a cultura de RP nos serviços que oferecemos na agência. No futuro, o objetivo é trabalhar apenas com essa vertente”, diz Ana Luísa.
No início, os obstáculos, com certeza, irão surgir, aprender a lidar com os pontos fracos e transformá-los em oportunidades demanda tempo e planejamento, mas com certeza é uma excelente oportunidade investir nesse mercado, desde que se valorize o trabalho bem executado, pois tudo acaba sendo exposto e indicado, ainda mais no interior. E, para se oferecer serviços de comunicação eficazes aos clientes, é necessário que, em primeiro lugar, relacionamentos consistentes sejam estabelecidos com eles.