Mercado esportivo abre oportunidades em comunicação
28/10/2016 20h50 - última modificação 28/10/2016 20h49
Renata Caderno
Foto: arquivo pessoal
O crescimento do mercado esportivo é um fato que vem se consolidando cada dia mais ao redor do mundo, principalmente com o vigente aumento de pessoas preocupadas em realizar atividades físicas e se interessando no setor, em razão da saúde e entretenimento também.
Gabriela Almeida da área de Projetos Especiais da Nike, após recolher dados através de um levantamento feito pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) percebeu que essa modalidade teve uma grande evolução. Além das pessoas procurarem mais esse esporte, em 2015 houve um aumento de 14,96% nos eventos relacionados à modalidade.
Baseando-se nos dados acima, a Nike não perdeu a oportunidade de incentivar a modalidade. Campanhas publicitarias com atletas de grande expressão, criação de aplicativos como Nike Training Club, Nike Fuel e Nike Running foram produzidos, assim como grupos de treinamentos organizados em redes sociais e apadrinhados pela empresa. Com isso podemos perceber esse investimento no mercado esportivo e também a abertura de vagas no segmento.
Para que um evento esportivo seja bem sucedido, a parte de divulgação e comunicação tanto interna quanto externa do projeto deve ser bem sucedida. Ter profissionais de comunicação capacitados para atuar em projetos esportivos se faz cada vez mais necessário. Os comunicadores podem atuar em meios como rádio, televisão, produção de conteúdo para mídias sociais e eventos.
Ainda existe um certo “pé atrás” de algumas marcas sobre o investimento em comunicação esportiva, mas os grandes eventos sediados pelo Brasil, em um primeiro momento, deixaram um legado importante sobre conhecer novas modalidades e reconhecer as oportunidades nelas.
O público entendeu que não é só de futebol que o esporte vive e isso vai gerar uma demanda crescente no setor esportivo por conta da visibilidade que essas novas modalidades conquistaram.
Com certeza a procura por profissionais de comunicação no universo esportivo deve crescer nos próximos anos. Gabriela aponta uma pesquisa que mostra que a Columbia University registrou aumento de 8% na procura de alunos por vagas no curso de Sports Management. Destes, pouco menos que a metade atua em cargos de comunicação como Relações Públicas ou na área de Publicidade.